Muitas mulheres almejam o tão comentado loiro platinado, mas, o que nem todas sabem é como é difícil chegar a essa tonalidade e quais são os cuidados que ele requer para se manter bonito e saudável.
Precaução
Antes de começar o processo de descoloração, o profissional cabeleireiro deve avaliar rigorosamente a saúde e as condições do fio; um cabelo com excesso de químicas, colorações e com saúde debilitada não poderá passar pelo processo. Em casos de cabelos muito escuros, o mais indicado é adotar o visual aos poucos, para assim reduzir um pouco os danos. Levando isso em conta, qualquer um pode adotar o visual, desde que esteja com os fios saudáveis. Para tirar qualquer dúvida se o processo poderá ser feito nos seus cabelos, deve ser feito o teste de mechas para garantir que eles aguentarão a etapa de descoloração, que é bem agressiva.
Cuidados
Depois de ter conquistado o “loiro perfeito”, os cuidados não podem parar. A nova loira deverá tomar cuidados específicos no seu dia a dia para ter um loiro saudável com brilho e manter sua tonalidade. Fazem parte da rotina de um cabelo platinado o que chamamos de cronograma capilar, que é basicamente uma agenda de cuidados com o objetivo de repor tudo aquilo que a descoloração retirou dos fios. O cronograma traz um resultado incrível, pois, é composto por 3 tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução.
O cronograma é montado sempre analisando o que o cabelo necessita e pode ser feito no salão ou, se preferir, em casa – a(o) profissional indicará quais os produtos corretos para se utilizar na rotina diária. Os produtos para um cabelo processado quimicamente devem ser de alta qualidade para garantir um bom resultado.
Amarelar – Um Pesadelo
E por último e não menos importante, uma loira deve utilizar, quando necessário, produtos desamareladores, o famoso matizador – um produto de cor roxa que neutraliza o efeito amarelado que surge com o tempo. Ele não deve ser utilizado todos os dias, pois, o uso frequente pode escurecer os fios claros e ressecar os cabelos. O ideal seria usá-lo a cada 15 dias ou quando os fios estiverem desbotados.