O inverno chegou bem devagar e, se existem acessórios que as brasileiras gostam, sem duvida são os lenços, cachecóis e echarpes que são peças elegantes e muito versáteis.
Podemos modificar o look com apenas esse acessório. O look fica com cara de sofisticado e muito prático. Como o clima muda muito no decorrer do dia, o echarpe é uma peça que podemos tirar durante a qualquer hora, caso esquente um pouco, e podemos voltar a usar quando no final da tarde começa a esfriar.
Precursores da gravata, segundo a Enciclopédia da Moda, as peças de tecido ao redor do pescoço surgiram com os soldados romanos que amarravam um pano molhado chamado “focale” para refrescar nos dias quentes. Mais tarde, a peça seria utilizada pelos franceses, que usavam lenços no pescoço chamados de “cravates“.
Hoje, a amarração de tecido em volta do pescoço pode se resumir em três tipos de peças principais: a echarpe, o lenço e o cachecol.
Embora as três possuam como função primária a proteção contra o frio e o vento, se diferenciam pelo material e corte. O lenço é uma peça de corte quadrado e tecidos mais leves, enquanto a echarpe e o cachecol possuem corte retangular, com a diferença de tecido: cachecóis são fabricados em tecidos mais pesados e têm efeito volumoso, para proteger o pescoço e a garganta, enquanto echarpes são feitas de tecidos leves ou mais nobres, e podem ser utilizadas também em eventos formais, cobrindo os ombros, por exemplo.
Essa é uma peça que vai variar com o gosto da pessoa e do frio. O lenço pode ser usado tanto no inverno quanto no verão, é uma peça mais leve para os dias mais fresquinhos. Pode ser usado no pescoço com varias amarrações, pode ser usado em bolsas ou como cinto, dependendo do estilo da mulher. Já os cachecóis são peças mais quentes usados no inverno mesmo, pode substituir uma gola alta ou ser usado junto para proteger a região do pescoço e garganta. É uma peça usada mais em ocasiões do dia dia. As echarpes são peças que podemos usar no dia dia ou em eventos mais formais, como formaturas e casamentos para proteger do frio.
Mulheres com tonalidade de pele quente, por exemplo, ao optarem por cores mais fortes realçarão naturalmente a tez. Relacionar o formato do rosto com o formato das estampas também é importante. Mulheres de rostos quadrados realçarão a característica com estampas geométricas. Para suavizar, recomenda-se a procura por peças lisas. A estatura, proporções do corpo e tamanho do pescoço também podem fazer diferença na hora de usar e harmonizar a peça. Mulheres que possuem pescoço curto, por exemplo, para não darem a impressão de uma cabeça quase colada ao corpo, devem optar por modelos que não possuam tecido muito volumoso, deixando à mostra um pouco de pele.
O bacana desses acessórios são os valores, pois são peças baratas e que podemos encontrar em vários lugares e lojas. Sabendo usar, o look fica sofisticado e com cara de moderno.