Saiba mais sobre a acupuntura no tratamento da fibromialgia

Somente no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas por ano são diagnosticadas com este problema

Rodrigo Amaro Andrade, Acupunturista SATOSP: 1474 GDAE: 00775610747 Tel. 19 99709 3948 Interclínicas – R. Ramos de Azevedo, 57 – Centro Centro Médico – R. Araras, J. Blumenau, 439 – Artur Nogueira

A Fibromialgia é uma doença muito comum nos dias de hoje. Somente no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas por ano são diagnosticadas com esse problema, que afeta, principalmente, o sexo feminino. A cada 10 pacientes com diagnóstico de fibromialgia, 7 a 9 são mulheres, geralmente, na faixa de 30 a 60 anos.
Os sintomas mais comuns da doença são dores difusas pelo corpo, principalmente, nos músculos, ossos e articulações. Outras queixas bastante comuns são de alterações do sono, afetando quase 95% dos pacientes, sensação de fadiga, o que dificulta muito a prática de atividade física regular – que é muito recomendada para amenizar os sintomas -, alterações de memória, dores de cabeça, amortecimento das extremidades e 50% dos pacientes também se queixam de depressão.
A Medicina Chinesa entende que a fibromialgia é uma doença causada por um desequilíbrio, principalmente, nas funções do Fígado e do Baço.
Segundo a MTC (Medicina Tradicional Chinesa), o fígado é o órgão responsável por manter o fluxo suave e constante de energia e sangue pelo corpo todo, nutrir e lubrificar os tendões e articulações, e quando está em desequilíbrio gera diversos sintomas como: irritação, dores articulares, unhas fracas e quebradiças, dores de cabeça, tonturas, sono superficial e agitado, problemas menstruais nas mulheres, dificuldade de tomar decisões, entre outras.
Já o baço é o órgão responsável em transformar todo alimento consumido em (QI) energia para o corpo que nutre, principalmente, os músculos e memória e quando não está funcionando em harmonia, a pessoa sente fadiga, dores musculares, câimbras, alterações de memória, edemas, principalmente, nas pernas, excesso de preocupação ou pensamentos obsessivos, aumento ou perda de peso, problemas digestivos, entre outros.
Esses desequilíbrios podem ter diversas causas, desde fatores hereditários, estilo de vida desregrado, má alimentação, sedentarismo, mas, uma das principais causas que prejudicam o funcionamento do organismo como um todo são os problemas emocionais.
Quando passamos por eventos na vida tensos e desagradáveis, principalmente, por períodos prolongados, pode ocorrer um bloqueio energético nos canais ou uma deficiência nos órgãos, que acaba gerando dores, além de problemas emocionais e diversos sintomas como descritos acima.
A Acupuntura é uma importante ferramenta no tratamento da Fibromialgia, trazendo diversos benefícios para os pacientes, melhorando muito a qualidade de vida para as pessoas que sofrem com esse problema.