Saiba mais sobre a labirintite: consequências e tratamentos

Existem casos crônicos da doença, nos quais o indivíduo apresenta limitações na realização de práticas cotidianas

Dr. Carlos Alberto Ferreira Guidi CRM: 58240 Otorrinolaringologista Total Clínicas – Rua dos Expedicionários, 1378 – Jardim Bela Vista Telefones: 3812-4311 / 3812-5311

Quais são as causas da labirintite?
A labirintite pode ter várias causas, infecciosas metabólicas, circulatórias, virais, traumáticas ou emocionais. Hoje,

tem sido muito comum o aparecimento de quadro labirintite pós-Covid (causa viral).

O que acontece na labirintite? Por que ela ocorre?
É uma doença que compromete o ouvido interno (cóclea e canais semicirculares ou “labirinto”), onde ocorre um desequilíbrio dos líquidos endolinfáticos ou dos cristais dentro do labirinto. Por isso, ocorrem tonturas, zumbidos, desequilíbrio corporal, sensação de plenitude nos ouvidos, surdez, náuseas e vômitos.

Quem corre mais risco de ter o problema?
Geralmente, ocorre nas pessoas mais idosas por apresentarem problemas circulatórios no organismo ou outras comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes, problemas metabólicos e hormonais. Pode também aparecer em qualquer idade.

O que se deve fazer no meio de uma crise de labirintite?
Procurar um médico Otorrinolaringologista, que irá diagnosticar e tratar a doença corretamente.

Existe alguma consequência grave?
Existem, sim, casos crônicos da doença, nos quais o indivíduo apresenta limitações na realização de práticas cotidianas, mas, quando a doença é tratada no início, ela pode ser controlada, livrando a pessoa de qualquer tipo de limitação.

Existe algum tratamento a longo prazo a fim de resolver o problema?
Existe sim. Tratamentos medicamentosos: Fisioterapia (exercícios de reabilitação labiríntica); Dietas (evitar o excesso de cafeína, nicotina e açucares em geral); Controle do estresse e acompanhamento médico especializado para que o indivíduo possa ter uma vida saudável e normal.