Saiba mais sobre a Reeducação Postural Global – RPG

Alongamentos, tração e respiração que, ao longo do tempo, vão fazendo efeito e melhorando a qualidade de vida do paciente

A RPG, ou Reeducação Postural Global, é um procedimento utilizado na fisioterapia para tratar das desarmonias do  corpo humano.
É um método revolucionário, que surgiu da obra O Campo Fechado, de Philippe Souchard, publicada em 1981.
Se diferenciando do método tradicional, o tratamento atua em praticamente todo o corpo, não se preocupando apenas com a área afetada, e eliminando as causas do problema ao levar em conta as necessidades individuais do paciente.
A RPG consiste em um grupo de exercícios indicados para alterações da coluna, como: escoliose, corcunda e hiperlordose.
Além de ser eficaz no tratamento de problemas como cefaleia, dor e mau posicionamento dos joelhos, problemas no quadril e no pé.
Esse tratamento é realizado por meio de alongamentos, tração e respiração, que ao longo do tempo vão fazendo efeito e melhorando a qualidade de vida do paciente.
O tratamento de RPG tem como objetivo corrigir problemas e alterações musculoesqueléticas de forma leve, fazendo o uso de posturas estáticas que são essenciais na terapia.
O intuito é fazer esses problemas desaparecerem integralmente, para que não voltem a causar incômodos no paciente.
Assim, o especialista pode reduzir e aliviar drasticamente as dores musculares que afetam diretamente o cotidiano de muita gente.
Além disso, outro objetivo importante da RPG é melhorar significativamente a postura, oferecendo uma maior autoestima, além de mais saúde.

Dr. Leonardo Kowalesky
Ortopedista
CRM 137295
Dra. Renata Kowalesky
Ortopedista
CRM 140080