Saiba mais sobre a Tendinite

Sem o tratamento adequado, doença pode levar a problemas mais graves, como a ruptura no tendão

A tendinite é a inflamação do tendão, uma estrutura fibrosa, como uma corda, que une o músculo ao osso. A inflamação se caracteriza pela presença de dor e edema do tendão e pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.
O tendão não é tão forte quanto o osso e nem tão elástico quanto o músculo, portanto, no caso de sobrecarga, é a estrutura que, geralmente, mais sofre.

Fatores de risco
• Falta de alongamento muscular: acaba sobrecarregando o tendão.
• Postura inadequada.
• Movimentos repetitivos, principalmente, no uso de computadores, “tablets” ou celulares: acarretam a fadiga dos tendões.
• Idade do paciente: com o passar dos anos, a circulação sanguínea para o tendão fica deficiente.
• Estresse: ocasionam contraturas musculares e fadiga, prejudicando os tendões
• Atividades esportivas em excesso ou com técnica/ material inadequados.
• Doenças autoimunes: onde as células de defesa do nosso corpo reconhecem os tendões como inimigos por engano e começam a atacá-los.
A doença vem atingindo cada vez mais a camada mais jovem da população, principalmente, em decorrência do uso de celulares ou videogames.

Em que âmbitos da vida de um jovem essa doença pode prejudicar?
A cada dia que passa, os smartphones se tornam itens cada vez mais inseparáveis dos usuários. Mas, como já dizia o velho ditado que “tudo em excesso faz mal”, com os celulares não é diferente. O uso excessivo desses gadgets pode fazer o usuário ficar com dores musculares nas costas e no pescoço, além de tendinite em mãos e punhos. O uso intenso dos polegares para digitar as mensagens no aparelho pode gerar um tipo de tendinite chamada de “Tenossinovite de Quervain”. O incômodo afeta, principalmente, a base do dedo polegar e também a lateral do punho. Crianças e adolescentes estão sendo as principais vítimas dessa patologia, devido ao uso excessivo de celulares e videogames.

Quais são os estágios da doença?
A tendinite pode ser classificada em aguda ou crônica. São consideradas agudas quando o período de instalação até a melhora do quadro não ultrapassa 45 dias. Após esse período, são consideradas crônicas e de tratamento mais trabalhoso. Os sintomas mais comuns são: Presença de dor no local, irradiação para toda musculatura ao redor, espasmos de proteção e fadiga com sensação de peso.
Dor que piora com o movimento e pode acarretar diminuição da força e, em casos de longa duração, causar atrofia da musculatura. Em muitos casos, notamos edema local e presença de calor e/ou vermelhidão.

Possui tratamento? Como funciona? Quais são os cuidados a se tomar após o tratamento?
A tendinite é geralmente diagnosticada por meio da história que o paciente conta ao médico e pelo exame físico. O médico buscará por sinais de dor e sensibilidade nos locais indicados pelo paciente. Existem testes físicos específicos para cada tipo de tendão.
Pode ser, no entanto, que o médico solicite algum exame de imagem que julgar apropriado para certificar-se do diagnóstico, avaliar o grau de inflamação e, também, para eliminar outras possíveis causas de dor.
O tratamento é dividido em:

Medidas para aliviar a dor:
• Repouso do tendão afetado (tipoia para o ombro, tala para o punho, etc). O tempo de repouso deve ser determinado pelo médico – períodos de repouso prolongados podem acarretar aderências e atrofia muscular e são prejudiciais.
• Aplicação cuidadosa de gelo para diminuir a inflamação.
• Eventuais medicamentos anti-inflamatórios prescritos pelo seu médico.
• Acupuntura.
• Fisioterapia para analgesia (ultrassom, laser, massagem miofacial, entre outras).
Mas atenção: apesar de repouso ser uma das medidas mais recomendadas por médicos, passar muito tempo sem exercitar o local de inflamação pode agravar a tendinite. Por isso, é importante manter o repouso no início do tratamento, mas, depois, procure acrescentar alguns exercícios leves à sua rotina para alongar e fortalecer o músculo.
Sem o tratamento adequado, a tendinite pode levar a problemas mais graves, como a ruptura no tendão, que pode exigir uma cirurgia para reparação dos danos. Pode resultar, também, em outras lesões e na recorrência de tendinite.

Medidas para evitar que a dor volte:
• Correções da postura e melhoria da ergonomia no trabalho.
• Alongamento dos músculos envolvidos.
• Fortalecimento muscular.
• Respeitar o aviso da dor.
• Mudanças de hábitos – adotar pausas durante o trabalho.