Saiba mais sobre as doenças mais comuns que atingem os olhos

Astigmatismo e Miopia.Ambas as doenças são as mais conhecidas e comuns dentro das doenças oftalmológicas, mas você sabe diferenciá-las? Juarez Tavares dos Santos, médico oftalmologista, explica as causas, tratamentos e o melhor tipo de lente para cada caso.

O que é Astigmatismo e Miopia?
Juarez explica que “em ambas as alterações (erros refracionais), os pacientes têm dificuldade para visão de longe” e diferencia:
• Astigmatismo – Acontece quando o foco não se forma em um único ponto na retina no fundo do olho;
• Miopia – aparece quando o foco se forma antes da retina no fundo do olho.

O que gera esses problemas oculares?
Juarez explica que “no astigmatismo, a imagem se forma distorcida, duplicada ou com sombra. Não tem nitidez. Esta distorção é proporcional ao grau do astigmatismo e a distância do olho ao alvo. Geralmente, aparece nas deformidades na curvatura da córnea (parte anterior do olho) e/ou do cristalino (lente intraocular);
Na miopia, a imagem é borrada e quanto maior o grau e a distância, fica pior. Acontece quando o tamanho (comprimento) do olho é maior do que o normal (de + ou – 23 mm) e/ou a curvatura da córnea é mais acentuada”.

Há cura? Como? Ou caso não, qual é a melhor forma de tratamento?
Juarez diz que “como tratamento, dispomos de: óculos, lentes de contato e cirurgia. Dependendo do tipo de alteração, pode ser indicada uma ou outra forma de tratamento ou associada”.

Quanto ao uso de óculos, qual é a lente indicada para cada caso?
“Conforme o valor do grau encontrado num exame oftalmológico, pode-se indicar, por exemplo, lentes de alto índice, onde a lente fica fina e leve, muito importante nos altos graus. Também no astigmatismo alto, não usar lentes muito curvas; na alta miopia, usar lentes do tamanho menor para não parecer ‘fundo de garrafa’”, explica o especialista.

Pode-se agravar e ocasionar alguma doença?
No caso de agravamento ou progressão temos, por exemplo:
• Ceratocone – “onde a curva da córnea deforma muito, que leva à miopia e astigmatismo acentuado”, explica.
• Degeneração miópica: “nos casos de alta miopia, aonde a retina vai se alterando, perdendo células e, consequentemente, diminuindo progressivamente a acuidade visual”, comenta Juarez.
• Descolamento da retina: “uma probabilidade maior pelo comprimento exagerado do olho em altas miopias”, explica.

Qual idade mais afeta Por quê?
“A idade que mais aparecem ou se manifestam, tanto a miopia como o astigmatismo, é durante a adolescência e

Juares Tavares dos Santos
Oftalmologista

adulto jovem porque, nesta fase, pelo crescimento, as modificações são maiores”, pontua o especialista.

Quais fatores podem trazer à tona esse problema?
“Geralmente, estas alterações são observadas pelas reações ao ter que ver algo a certa distância e não conseguir de forma fácil quando comparada com outros indivíduos. Por exemplo:
• Ler placas;
• Ver TV;
• Na escola;
• Dirigir”, conclui o especialista.