Saiba mais sobre as técnicas de contorno e iluminação do rosto

Com certeza, você já assistiu vários tutoriais sobre esse assunto ou, pelo menos, já viu uma imagem ensinando

O primeiro passo para começar a usar a técnica de iluminação tão desejada na hora de se maquiar é conhecer o seu rosto e entender o que realmente precisa ser disfarçado e o que quer deixar em evidência!
A intenção principal do contorno é devolver as sombras naturais do rosto, já que quando aplicamos base e selamos com pó do tom da pele, o rosto fica todo uniforme, perdendo o efeito do sombreamento natural, mas, claro que se usado corretamente, conseguimos criar um efeito de disfarçar pontos mais acentuados do rosto que nos geram algum desconforto. Já a iluminação tem a função de trazer mais luz e destaque; combinados, eles trazem harmonia e realçam os traços naturais do seu rosto e é sobre isso que falaremos hoje.
Com certeza, você já assistiu vários tutoriais sobre esse assunto ou, pelo menos, já viu uma imagem ensinando a fazer contorno e iluminação mirabolantes que parecem ser impossíveis colocar em prática, mas, hoje, separei algumas dicas não apenas do que você deve fazer, mas também do que não fazer na hora de aplicar essa técnica na sua maquiagem.
O contorno pode ser feito em pó ou cremoso, com corretivo ou até mesmo base, sendo ideal escolher dois tons mais escuros que o da sua pele e a iluminação com um corretivo líquido ou cremoso dois tons mais claros.
Para você que está iniciando, o ideal é investir no contorno em pó, já que os produtos líquidos e cremosos exigem um pouco mais de prática pra deixar tudo bem esfumado e sem marcações; para iluminar, use um corretivo líquido.
Comece fazendo os pontos de iluminação. Abaixo dos olhos, aplique em formato de triângulo, isso dará o efeito de alongado e ajuda a disfarçar o aspecto inchado ou fundo dessa região, se você aplica apenas na parte arredondada da olheira, o efeito será reverso e vai evidenciar ainda mais essas características. Aplique também no centro da testa, se sua testa for mais longa ou larga, não exagere na iluminação central, para não trazer mais atenção para ela.
No centro do nariz, evite fazer um traço reto em todo topo, principalmente se seu nariz for longo, pois isso dará efeito ainda mais alongado, comece aplicando no centro entre as sobrancelhas e levando em direção ao meio do nariz, depois na pontinha do nariz pra dar aquele efeito mais “arrebitadinho” que a maioria ama. Finalize aplicando no centro do queixo e, se desejar, no arco do cupido, sempre com moderação, respeitando o formato do seu rosto, lembrando que o corretivo iluminador vai destacar, aumentar e trazer mais luz.
Em seguida, com o auxílio de uma esponjinha, comece a esfumar dando batidinhas, não arraste a esponja, senão, ao invés de esfumar, vai tirar o produto, vá dando batidinhas até espalhar bem o produto e tirar todas as marcações entre o corretivo claro e a base, assim ficará com um ar natural e harmônico. Para garantir o efeito de iluminação, é importante selar com um pó no mesmo tom do corretivo claro.
Para o contorno, você pode aplicar o pó usando um pincel chanfrado, normalmente usado para aplicação de blush também. Comece dando leves batidinhas, depositando o pó abaixo das maçãs do rosto, começando do início da orelha, levando em direção ao canto da boca numa posição vertical, o ideal é levar o contorno até dois dedos antes de chegar no canto da boca. Em seguida, comece a esfumar, sempre com a mão bem leve, esfume até ver que tirou a marcação entre o contorno e o tom do restante da pele.
Se sua testa for larga, contorne nas laterais da raiz do cabelo em direção às têmporas; se for longa, esfume acima rente a raiz do cabelo.
Para quem quer disfarçar a papada, esfume na região do maxilar, começando do final da orelha em direção ao queixo.
Para o contorno do nariz, use um pincel menor, pode ser um pincel fofinho de esfumar os olhos. Comece esfumando em cima do ossinho do nariz, do início da sobrancelha, levando em direção ao final do nariz com a mão bem leve, esfumando em movimentos mais contidos para não correr o risco de levar o pó muito para as extremidades e acabar deixando o nariz com aspecto mais largo. Finalize esfumando abaixo do local onde fez a iluminação na ponta do nariz.
Se ao final notar que ainda ficou alguma marcação do contorno, use o pincel de pó para dar acabamento e ajudar a deixar tudo bem esfumado. Aplicando essa técnica, levando em consideração todas as dicas anteriores, o resultado final ficará sútil, natural e harmônico.
É importante lembrar que, na maquiagem, o segredo é praticar, e com essas dicas agora será mais fácil você tentar mais uma vez e obter o resultado desejado. Boa sorte!

Tamires Cipriano
Maquiadora Profissional
(19) 97108-8498
Instagram: @tamycipriano