O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, que buscou inspiração em diferentes técnicas para criar exercícios que fortalecessem e trabalhassem o corpo como um todo.
Essa técnica tem sido muito procurada atualmente pelas mulheres. Várias famosas praticam o método com frequência e exibem na internet seus corpos definidos e alongados, como a apresentadora Angélica, a modelo Izabel Goulart e as atrizes Isis Valverde, Fabiula Nascimento e Fernanda Souza.
Por conseguir trabalhar o corpo e a mente, o Pilates pode ser considerado um dos exercícios mais completos hoje em dia. Quem pratica o método com frequência percebe muitas melhorias no corpo. O criador do método Pilates costumava dizer que, com 10 sessões, você perceberá a diferença; com 20 sessões, os outros irão perceber a diferença; e com 30 sessões, você vai ter um novo corpo.
Para obter bons resultados, ele deve ser praticado de duas a três vezes na semana, o corpo responde rápido aos exercícios mas, para alcançar a forma física desejada, varia de biótipo e metabolismo de cada pessoa.
A base do método é o trabalho com os músculos do powerhouse (centro de força), termo criado por Pilates para definir a região central do corpo. Esses músculos têm como função dar estabilidade ao corpo e apresentam papel fundamental na sustentação da coluna. Fazem parte do powerhouse: músculos abdominais, assoalho pélvico, músculos flexores e extensores do quadril e músculos eretores da coluna.
Para as mulheres, o Pilates tem sido um grande aliado. Os exercícios ajudam a amenizar os sintomas da variação hormonal, como a TPM, enxaquecas e a retenção de líquidos, que podem favorecer o aparecimento das tão desagradáveis celulites, pois, ocorre uma melhora da irrigação sanguínea, evitando inchaços e também varizes.
Como toda atividade física, libera endorfina e aumenta a autoestima. O diferencial do Pilates com o trabalho de ativação dos músculos do assoalho pélvico melhora o desempenho sexual, pois, o decorrer da idade e também o pós-parto causam a flacidez da vagina. Com a prática do Pilates, há contração da região pélvica, enrijecendo a área e aumentando o prazer da mulher, além de evitar a incontinência urinária.
Durante todos os exercícios, o abdômen é trabalhado e deve ficar contraído. O fortalecimento da musculatura superficial e profunda viabilizado pela técnica ajuda a manter a boa postura, torna a aparência mais elegante, afinando a cintura.Além disso, a ansiedade também diminui com a prática e sabemos que hoje a ansiedade em excesso provoca maior liberação de adrenalina e cortisol, que resulta num maior acúmulo de gordura. Ele contribui para manter o peso, o trabalho muscular aumenta a massa magra no corpo que, por sua vez, potencializa o consumo calórico do organismo. Na prática, quer dizer que ganhar músculos (e para isso o Pilates é muito válido) aumenta a quantidade de calorias consumidas pelo corpo para manter-se, pois, as células musculares gastam mais energia para funcionar do que as células de gordura.
O Pilates é, sem dúvidas, um recurso essencial para mulheres que desejam cuidar do físico e mental.