Na hora de transportar objetos maiores no carro, como bicicletas, barcos e lanchas, muitos motoristas têm dúvidas e receio em transportar da forma com que acham convencional. Inclusive, existe uma série de pequenas regras e detalhes muito importantes que devem ser levados em consideração ao transportar objetos maiores no veículo.
De acordo com o especialista Ramon de Queiroz, proprietário da Subway Sons e Acessórios, as bicicletas podem ser transportadas no teto ou na traseira do veículo. “No teto, existem suportes específicos para o carro, como os hacks e transbikes, em que vêm as travessas. Algumas delas têm ventosas, que fixam no teto”, informa ele.
Para transportar a bike na traseira do veículo, existem suportes específicos, que exigem ainda mais atenção por parte do motorista para não tampar a placa ou as lanternas traseiras. “A maioria dos modelos fica na frente da placa do carro, e já é desenvolvida com um espaço para colocar outra placa; alguns modelos também tampam as lanternas, então, já vêm com suporte para elas”, ressalta o especialista.
Para posicionar a bicicleta na traseira do carro, Ramon adverte que a distância do chão deve acompanhar o carro, e a largura não pode ultrapassar muito a do veículo, para que não atrapalhe a visibilidade do motorista pelos retrovisores.
Ao transportar a bicicleta ou outro objeto maior na caçamba, por exemplo, valem as mesmas regras: não ultrapassar a altura, peso e largura. Na questão da altura, o profissional alerta que ela não deve obstruir a visão do retrovisor.
Já para transportar barcos e lanchas, é utilizado o engate na traseira do carro. “É preciso ter atenção ao adquirir o engate. Ele deve ter um registro do INMETRO, e cada modelo tem uma tarja especificando o modelo do engate, o peso de arraste, o CNPJ da empresa, tudo de acordo com o Inmetro”, explica Ramon.
Outro cuidado importante é com a carga máxima que os suportes e o veículo suportam. “Os suportes de teto para bicicletas suportam de 30 a 50 quilos, para não forçar muito a estrutura do carro”, adverte.
Além disso, para transportar barcos e lanchas, dependendo do peso desses objetos, é adequado que sejam levados em carros mais potentes, como caminhonetes, porque elas têm maior força de tração.
Inclusive, ao trasportar barcos, o suporte deve ter um espaço para a placa na traseira, para que o proprietário do veículo não corra o risco de ser multado.