Este cuidado é o responsável por devolver à fibra capilar a sua massa perdida
A reconstrução capilar é uma das três etapas mais importantes para a saúde do cabelo. Ou seja, além dela, existem a hidratação e a nutrição capilar. Essas três, quando combinadas, dão ao fio de cabelo todo o cuidado necessário para que receba a reposição de tudo o que precisa para se manter belo e saudável. Entretanto, cada uma delas tem o seu papel específico. Confira por aqui tudo sobre reconstrução capilar e como aplicar o cuidado no seu dia a dia da maneira certa.
Esse cuidado é o responsável por devolver à fibra capilar a sua massa perdida. Ou seja, uma das composições mais importantes do fio é a proteína, em especial a queratina, e esse componente é perdido ou desgastado por fatores que mencionaremos mais à frente. Como a queratina é o componente que proporciona força, resistência e elasticidade ao fio, sem ela, o cabelo fica fragilizado e, consequentemente, com um aspecto nada agradável. Através da reconstrução capilar é possível repor a queratina do fio, para que ele recupere a sua saúde e beleza.
É importante destacar que se um fio está poroso e danificado, ele não está apto a receber nenhum dos outros cuidados mencionados antes, como a hidratação e a nutrição, isso porque aquela fibra não consegue “segurar” esses nutrientes e líquidos necessários para a sua saúde. Portanto, o primeiro passo quando o seu cabelo está fraco é passar por este procedimento para restaurar a fibra e, somente então, prosseguir para os outros tratamentos necessários.
Benefícios da reconstrução capilar e passo a passo
O fio fragilizado perde massa capilar, ou seja, fica poroso, fino e fraco. Quando a reconstrução capilar é realizada, ela deposita queratina na fibra, ou seja, massa. Dessa maneira, essa proteína praticamente cobre as ranhuras no fio, deixando-o mais encorpado e forte novamente. Por este motivo, é preciso que a reconstrução seja feita no tempo certo e nas quantidades adequadas, para que o fio não fique com o aspecto “endurecido”, muito comum quando as pessoas submetem os fios ao processo de reconstrução com queratina líquida pura. O mais indicado é que esse tipo de reconstrução seja realizado por profissionais, para evitar este efeito. Entretanto, tratamentos com queratina na composição podem ser facilmente realizados em casa, sem a supervisão de um cabeleireiro. Basta descobrir quando o seu fio precisa da reconstrução, método que ensinaremos por aqui também.
Para quais tipos de cabelo a reconstrução capilar é indicada?
A reconstrução é indicada para os fios que estão danificados e fragilizados. Lembra que dissemos que a fibra capilar perde massa devido à exposição a determinados fatores? Então, vamos entender aqui quais são eles. Começando pelos fatores externos, que são: a ação da poluição e dos raios solares, por exemplo. Também temos os fatores mecânicos, como o uso em excesso de ferramentas de calor, como o secador, a prancha, modelador e etc. Além desses, um dos fatores que mais danifica o fio são os procedimentos químicos, sendo eles coloração, descoloração, alisamentos e relaxamentos. Todos estes desgastam o fio e retiram a sua queratina natural, deixando-o poroso, fraco e sensível.
É por isso que a reconstrução capilar é o tratamento mais indicado nos casos de cabelos com essas características, pois ela é capaz de repor a proteína necessária para que a estrutura do fio seja reconstruída por massa.
Mas qual é o melhor tipo de reconstrução capilar?
Tudo vai depender do nível de porosidade e fragilidade do seu fio. Muitas pessoas preferem a cauterização à frio, pois ela trata de dentro para fora, como dissemos, entretanto, há quem opte pela cauterização quente. Na dúvida, consulte um profissional e peça para que ele faça uma avaliação.
Produtos recomendados
O melhor produto para seu tipo de cabelo vai depender de avaliação por um profissional!
Existem bases com reposição de aminoácidos, óleos e nutrientes perdidos pelos fios.