Saiba o que fazer em casos de envenenamento de animais

Não perca tempo buscando tratamento online ou seguindo receitas caseiras

Natalia Idalgo de Queiroz Médica Veterinária CRMV – SP 23.967

Muitas coisas podem ser responsáveis pelo envenenamento de animais, como, por exemplo, ingestão de plantas, produtos de limpeza, medicamentos, alimentos contaminados, pesticidas, venenos contra insetos ou roedores e picadas de animais peçonhentos. Normalmente, os envenenamentos ocorrem dentro da própria casa e podem ser evitados com os devidos cuidados dos proprietários.
O consumo de alguns alimentos humanos, como pimenta, cebola, alho, uva, abacate, xilitol (presente em produtos diet e light), café e chocolate, causa intoxicações, mas pode ser evitado se não forem fornecidos aos animais ou deixados de fácil alcance.
Oferecer alguns medicamentos sem prescrição de um médico veterinário também pode causar envenenamento, como é o caso do diclofenaco sódico ou potássico, entre outros medicamentos de uso humano. Não saber a dosagem dos medicamentos também pode colocar a vida dos animais em risco.
Picadas de animais, como aranhas, algumas espécies de formigas, abelhas, vespas, escorpiões e cobras também causam grandes danos à saúde dos pets.
A ingestão de algumas plantas, como espada de São Jorge, azaléia, antúrio, babosa, samambaia, entre outras, também é uma fonte de intoxicação para os animais, portanto, manter estas plantas fora do alcance dos pets é uma forma de evitar casos de envenenamento.
Intoxicações por produtos de limpeza, como água sanitária, álcool, amaciante, removedor, querosene, detergente, desinfetante e sabão acabam ocorrendo com certa frequência, mas, com os devidos cuidados de armazenamento, podem ser evitadas.
Outra forma de envenenamento é através da absorção tópica de produtos tóxicos utilizados erroneamente para dar banhos nos animais. Muitos produtos à venda para serem passados no ambiente para controle de pulgas e carrapatos são utilizados de forma errada para dar banhos nos animais, e isto acaba os intoxicando.
Os sintomas de envenenamento podem variar de acordo com o tipo de veneno ou substância ingerida e o grau de contaminação, mas entre os principais estão: salivação excessiva, vômito, diarreia, andar cambaleante, tremores, convulsões, dificuldade para respirar, aumento da temperatura corporal, batimentos cardíacos fracos, sonolência, apatia, sangue na urina, desorientação e contração ou dilatação excessiva da pupila.
Como as causas de envenenamento são inúmeras, a melhor coisa a se fazer é levar seu animal imediatamente ao veterinário. No caso de ingestão de produtos de limpeza, pesticidas, raticidas, medicamentos, ou qualquer outro produto que tenha embalagem, leve-a junto para o veterinário reconhecer melhor o princípio ativo que causou o envenenamento. Caso o envenenamento seja por picada de algum animal, informe também ao profissional.
Não perca tempo buscando tratamento online ou seguindo receitas caseiras, nem oferecendo líquidos, alimentos ou medicamentos, pois o tempo de socorro até a chegada ao veterinário, muitas vezes, é crucial para salvar a vida do pet. Além de que algumas substâncias podem aumentar os efeitos do veneno ao invés de inibi-lo.
Apesar dos casos de envenenamento por maldade de alguns seres humanos, a maioria dos casos continua ocorrendo dentro da própria casa do animal, por descuido ou falta de informação dos proprietários. Portanto, informe-se e proteja seu pet!