Saiba os cuidados ao adotar um animal de estimação

A adoção é um ato lindo, porém, de muita responsabilidade. Afinal, a rotina de toda a família será alterada e vocês se tornarão responsáveis por uma outra vida que, além de muito amor, precisará de muitos cuidados durante vários anos.
Alguns dos animais que se encontram para adoção já foram vítimas de maus tratos ou do abandono, e agora contam com a responsabilidade do novo dono para terem o carinho e os cuidados que merecem.
“Em primeiro lugar, ao pegar o animal, leve-o ao veterinário para verificar se está saudável ou se apresenta alguma doença que põe em risco os outros animais ou até mesmo as pessoas da casa. No caso de algumas doenças, os animais devem ficar isolados para tratamento antes de terem contato com outros animais, membros da família ou o novo ambiente para não os contaminar”, explica Natalia Idalgo de Queiroz, Médica Veterinária.

Natália Idalgo de Queiroz – Médica veterinária
CRMV:SP 23.967

Caso o animal esteja saudável, ou após o término do tratamento, o veterinário orientará sobre a vermifugação, a vacinação, o controle de pulgas e carrapatos e a alimentação mais adequada de acordo com a idade e o porte do animal.
“A adaptação ao novo ambiente pode não ser muito fácil no início. No caso de filhotes, estes podem chorar ao ficarem longe do dono, então, deixar uma roupa com o cheiro do dono junto com o animalzinho é uma dica para tentar acalmá-lo. Guardar os tapetes da casa até o animal se adaptar a fazer suas necessidades fisiológicas no local correto também é uma boa ideia”, comenta a especialista.
É preciso ter paciência até que o animal se adapte. Os gatos, por exemplo, podem ficar ariscos ou se esconderem durante o período de adaptação. A casa ou o apartamento deve ser telado para protegê-los de quedas ou até mesmo que escapem e sofram acidentes.
“Se há mais animais na casa, deve-se aproximá-los aos poucos e sempre sob supervisão. Será ótimo seu animalzinho ganhar uma nova companhia para não ficar tão sozinho”, aconselha.

Depois de um período inicial de adaptação ao ambiente e estarem com a vacinação em dia, os cachorros podem começar com os passeios para gastarem um pouco de energia e se exercitarem.
“A castração também é um ponto importante a se conversar com o médico veterinário, que indicará a melhor época para se fazer de acordo com o sexo, espécie e idade do animal”, explica.
A veterinária relembra que “aqui na cidade de Cosmópolis, temos o grupo de voluntários Mudando Destinos, que realiza feiras de adoção de cães e gatos todos os sábados. Basta consultar a página deles no facebook para saber os locais das feiras”.
“Ao adotar um animalzinho que já passou por maus tratos ou conheceu o abandono e salvar sua vida, com certeza, este lhe compensará com muito amor e gratidão!”, conclui a veterinária.