Saiba os mitos e verdades sobre o consumo de energia do ar-condicionado

O verão está aí! Nesta época do ano, as temperaturas em nossa região chegam perto dos 40°C. E aí o ar-condicionado surge como a melhor opção para enfrentar estes dias de calor.Porém, muito se fala sobre o alto consumo de energia que estes aparelhos possuem.
Você acha que o ar-condicionado é o maior vilão da conta de luz? O que é mito e o que é verdade quando o assunto é consumo de energia do ar-condicionado? Laércio Garcia de Oliveira Filho, eletrotécnico, conta quais as verdades e mentiras sobre o produto:

1. A forma de instalação não interfere no consumo de energia.
Mito. A instalação feita de maneira correta, indicada pelo fabricante, favorece o funcionamento do aparelho. Uma instalação feita de forma diferente do recomendado pelo fabricante interfere no funcionamento do aparelho, fazendo com que ele opere de forma inadequada e consuma mais energia.

2. Existe um tipo de equipamento que melhor se adequa a cada ambiente.
Verdade. Ao optar pela compra de um ar-condicionado, você precisa saber o tamanho do ambiente onde será instalado, a intensidade e o fluxo de pessoas, por exemplo.

3. A temperatura não interfere no consumo de energia.
Mito. Manter o ar-condicionado na temperatura mínima ou máxima consome mais energia. Por isso, indica-se manter o aparelho a uma temperatura entre 22°C e 24°C, pois, isso evita gastos desnecessários, além de ser
mais adequado para o corpo humano.

4. O ar-condicionado inverter é mais econômico.
Verdade. Para quem não conhece, os aparelhos inverter funcionam como um inversor de frequência, controlando a velocidade da compressão do equipamento. Assim, o compressor nunca é desligado, evitando picos de voltagem e oscilações de temperatura. Como consequência, estes aparelhos são mais econômicos.

Láercio Garcia de Oliveira Filho Eletrotécnico – Eletrosat (19) 996311555

5. Quanto mais potente o aparelho, mais energia ele consome.
Verdade. Um aparelho com 12.000BTU consome mais energia do que um aparelho de 9.000BTU, por exemplo. Mas, fique atento, pois usar um equipamento com potência menor do que o indicado para o ambiente, aumenta o consumo de energia. Por isso, o dimensionamento correto é muito importante.

6. Para consumir menos energia, o ideal é desligar o ar-condicionado quando for sair do ambiente por pouco tempo, e voltar a ligar quando retornar.
Mito. Ligar e desligar com muita frequência o seu aparelho acarreta maior consumo de energia. Então, se for se ausentar por, no máximo, 30 minutos, é mais vantajoso deixar o aparelho ligado.

7. Deixar a janela aberta com o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de energia.
Verdade. Além de consumir mais energia, isso ainda pode comprometer o funcionamento do aparelho. O ideal é deixar todas as portas e janelas bem fechadas.

8. Manter os filtros limpos evita gastos desnecessários de energia.
Verdade. Os filtros, quando estão sujos, impedem a circulação livre do ar, forçando o aparelho que, assim, consome mais energia.
É importante destacar que um aparelho bem instalado, bem dimensionado e utilizado de forma adequada consome menos energia do que o seu chuveiro elétrico, por exemplo. Assim, o ar-condicionado não é o pior violão das contas de luz. Mas, é preciso utilizá-lo de forma adequada, manter os filtros limpos e realizar manutenções preventivas. Para isso, você pode
contar com um profissional técnico especializado neste assunto.00