Saiba os problemas que a Acupuntura trata que poucas pessoas sabem

Dores musculoesqueléticas, cólica renal e dores de dente são alguns dos problemas que a técnica oriental trata

A Acupuntura ficou bastante conhecida aqui no ocidente, principalmente, pela sua eficácia no tratamento de dores em geral, como: dores de cabeça, dores nas costas, dores articulares e problemas emocionais, mas seu campo de atuação é muito mais amplo do que simplesmente aliviar dor e acalmar as pessoas, o que já seria bastante interessante.
Nem todos sabem, mas a Medicina Chinesa atua nos mais diversos campos e patologias. A OMS (Organização Mundial da Saúde), após estudo feito durante 25 anos, publicou o documento: Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, expondo o resultado do tratamento para 41 doenças.
O documento analisou ainda a eficácia da acupuntura, de técnicas de moxabustão, ventosa, sangria, eletro-acupuntura, laser-acupuntura, magneto-acupuntura, massagem shiatsu/tuina e acupressura (pressão digital nos pontos), em comparação com o tratamento convencional para 147 doenças, sintomas e condições de saúde, incluindo distúrbios orgânicos, desordens mentais e psicossomáticas.
De acordo com a OMS, a acupuntura é indicada para os seguintes casos:
– Dor
Os efeitos analgésicos da acupuntura já foram comprovados por diversos estudos, sendo a técnica recomendada para o tratamento de dores agudas e crônicas. Veja algumas das indicações: cabeça e no pescoço; dor musculoesquelética; GOTA; cólica renal; traumatismo; pós-operatória; dor de dente; infecções.
A acupuntura também tem se mostrado eficaz no tratamento de diversos tipos de infecções, sendo uma ótima forma de complementar a terapia convencional, com a vantagem de não provocar efeitos colaterais.

– Distúrbios neurológicos
Dores de cabeça, neuralgias, dentre outras condições relacionadas ao sistema nervoso podem se beneficiar da acupuntura. Também há indicação para casos de acidente vascular cerebral e suas sequelas.

– Desordens respiratórias
A acupuntura é eficaz em casos de doenças respiratórias, como alergias, rinites, sinusites e asma.

– Problemas digestivos
A dor no estômago é um sintoma comum a diversos problemas digestivos, como úlceras, gastrite aguda ou crônica e espasmos gástricos.
Também já estão comprovados os seus benefícios a respeito do controle de náuseas e vômitos e ainda sobre quadros de diarreia ou prisão de ventre.

– Desordens do sangue
Por trabalhar o equilíbrio do corpo, a técnica também pode contribuir para o tratamento de desordens do sangue. Em alguns estudos controlados, a acupuntura mostrou mais eficácia do que o uso de algumas medicações.
– Distúrbios que afetam o sistema urinário
Casos de retenção urinária sem obstrução orgânica podem ser tratados com acupuntura, inclusive, o tratamento é muito recomendado para o pós-parto, promovendo a micção imediatamente após a sessão.
Também é indicada para casos de cólica renal e para estimular a eliminação de pequenos cál

Rodrigo Amaro Andrade, Acupunturista
SATOSP: 1474
GDAE: 00775610747
Tel. 19 99709 3948
Interclínicas – R. Ramos de Azevedo, 57 – Centro

culos renais, infecções urinária, perda de urina entre outros.

– Condições ginecológicas
São diversas também as aplicações da acupuntura em condições ginecológicas: dismenorreia, hemorragias, cólica menstrual, TPM, infertilidade (bastante eficiente), ovário policístico, além de diversos benefícios no controle dos sintomas da gestação e indução ao parto.

– Desordens cardiológicas
Já foi demonstrado através de pesquisas que a aplicação da técnica pode ser benéfica ao tratamento da hipertensão, da doença coronariana, dor no peito e do infarto do miocárdio.

– Doenças psiquiátricas
Os efeitos da acupuntura sobre a depressão, a ansiedade, dentre outros distúrbios relacionados à saúde mental já foram comprovados. O tratamento também é indicado para dependentes químicos e tabagistas.

– Problemas de pele
Embora existam ainda poucos estudos de controle sobre os benefícios da acupuntura para a saúde dermatológica, encontram-se com facilidade relatos de casos bem sucedidos, que apontam a técnica como uma boa alternativa.