Saiba quais cuidados tomar com seu pet ao viajar

Veterinário dá dicas de como viajar sem ter problemas com seu animal de estimação

José Francisco da Costa
Veterinário
Colibri Animal Center
F. (19) 3812.5448/ 3872.4747
@colibrianimalcenter

Com as férias de fim de ano chegando, começam os planos para realizar as mais diversas viagens. Aos que pretendem levar seus pets para viajar, é importante ficar atento aos cuidados necessários para que isso seja feito em segurança, garantindo o bem-estar do animal.
No caso de viagens mais longas, é importante fazer paradas para que o cachorro possa beber água e esticar as patinhas. Por isso, é fundamental programar a viagem com antecedência, para procurar lugares de parada “pet friendly”, que são aqueles que aceitam a presença de animais.

Caixa de transporte
A caixa de transporte é a melhor forma de transportar seu pet e de forma segura. Sendo assim, recomendamos que os passeios sejam feitos com o cão ou gato devidamente acomodados, de forma que fiquem protegidos no caso de uma colisão. Muitos resistem em usar caixas de transporte, pela sensação de confinamento que ela pode causar. Mas, ela é bem segura e fácil de ser encontrada. Procure uma caixa que tenha aberturas e seja bem ventilada, para que o seu animal de estimação tenha um pouco de conforto. Por mais que só a caixa já pareça segura o suficiente, é necessário mantê-la fixa ao assento do carro.
O tamanho da caixa de transporte é de extrema importância, às vezes, o espaço pode aparentar ser grande o suficiente para que caiba o cachorro ou gato, mas, lembre-se que é fundamental ter certeza disso. Quando for comprá-la, leve o pet junto para medir a caixa.
O espaço ideal não é menor nem maior, mas o suficiente para o conforto. Se a caixa for muito grande, ela perde a função de segurança, pois o espaço sobrando permite que, em situação de acidente, o pet bata nas laterais, podendo se ferir.

Bolsas e cadeirinhas
Geralmente, as bolsas e cadeirinhas para transporte no carro são feitas de lona com outros tecidos e, por isso, são confortáveis e também apresentam segurança.
A maioria das bolsas e cadeirinhas possui cintos internos e devem ser anexadas ao banco. Esse método é adequado para animais de pequeno porte, que não pesam mais do que 10 quilos.

Dicas para evitar perder o pet na viagem
Manter, sempre que possível, o pet o mais próximo de você, estando sempre em coleiras e guias adequadas com o porte físico do pet, pois, na maioria dos casos, sempre estarão assustados por não conhecerem as pessoas e os lugares.

Documentação
Para evitar estresse na última hora, confira com antecedência quais são os cuidados básicos e toda a documentação necessária na hora de viajar. Seja de carro ou avião, é preciso que o cão esteja com a vacinação e a vermifugação em dia, livre de parasitas externos como pulgas, carrapatos e em bom estado de saúde.
Por isso, separe a carteirinha onde constam os selos das vacinas recebidas no último ano com o carimbo e a assinatura do veterinário responsável. Um atestado de saúde também é exigido e deve ser emitido pelo veterinário, tendo validade máxima de 30 dias.