Saiba qual a idade certa para corrigir os dentes de seu filho

Ter dentes perfeitos, retos e brancos é o desejo de todas as pessoas. Alguns já nascem com essas características, enquanto outros começam a apresentar problemas dentários desde muito cedo. Crianças a partir dos dez anos de idade, aproximadamente, já podem recorrer aos tratamentos ortodônticos.

Segundo a Dentista Dra. Letícia Pereira, os pais podem iniciar o tratamento dentário de seus filhos por volta dos dez anos de idade, ou quando a criança estiver já com quase todos os seus dentes permanentes na cavidade bucal. “Contudo, isso não é possível para todas as crianças. Algumas apresentam má oclusão esqueletal ou óssea, o que seria importante na correção das bases ósseas (mandíbula e maxila) com aparelhos removíveis enquanto a criança estiver em crescimento”, explica.

O uso do aparelho ortodôntico nas crianças pode corrigir diversos problemas dentais, como a falta de espaço para acomodar os dentes. “Dentre os problemas, estão: apinhamento dental, giroversão, angulação, tracionamento dental, agenesia, entre outros”, informa a especialista.

Os pais cujos filhos fazem tratamentos com aparelhos ortodônticos devem ter cuidado redobrado com a higienização da boca, além de outros fatores. “Cuidados com as peças e acessórios do aparelho; atenção a certos alimentos que não são permitidos, ou que devem ser digeridos com moderação; as crianças que praticam esportes que devem usar protetor bucal; e a assiduidade nas consultas, de acordo com seu dentista”, afirma Dra. Letícia.

O aparelho ortodôntico exige muitos cuidados, principalmente, o de higienização, porque ele retém restos de alimentos facilmente. Nesse processo, podem surgir manchas, cáries, gengivite, mau hálito e até a perda de dentes. “Portanto, é de extrema necessidade a higienização correta com escovas, passa fio, enxaguante bucal e pastas específicas”, recomenda.

O tempo do uso do aparelho depende muito do tipo de tratamento dentário que essa criança está sendo submetida. “Quando for realizado um tratamento ortodôntico mais simples, que costuma ser de alinhamento e nivelamento, o período varia de um ano e meio a dois anos. Quando o diagnóstico é desfavorável, em casos de extração, mordidas cruzadas e tracionamento, o tratamento pode levar até quatro anos”, informa a especialista.

Entretanto, de acordo com a Dentista, nem todas as crianças podem usar aparelhos ortodônticos para correção dentária. “Pode existir algum distúrbio neurológico severo, ou algumas crianças que apresentam muitos dentes decíduos, com lesão de cárie e gengivite; há, também, aquelas crianças que têm muito medo e não colaboram para que o serviço seja feito da forma adequada. Em todos os casos em que o diagnóstico for desfavorável para a patologia ortodôntica, não é recomendado. O plano de tratamento tem que ser preciso e diferencial”, esclarece ela.

Dra. Letícia P. Pereira, Dentista CROSP 58.918 Cosmodent Contato: (19) 3872.5662

Dra. Letícia P. Pereira,
Dentista
CROSP 58.918
Cosmodent
Contato: (19) 3872.5662