Saiba sobre a importância da prática de exercícios e as limitações de cada idade

Os profissionais devem reconhecer e respeitar o tempo de cada um

Praticar exercícios físicos é muito importante. Além de prevenir alguns problemas, tais como cardiovasculares e circulatórios, também faz com que o praticante passe a sentir mais disposição ao longo do dia. Porém, é importante conhecer seus limites, que variam de pessoa para pessoa, e de idade para idade.
“A atividade física oferece importantes benefícios à população da terceira idade, tais como a prevenção e diminuição de problemas cardiovasculares e pulmonares, auxílio no controle da diabetes, artrite e doenças cardíacas, o fortalecimento muscular, a manutenção da densidade óssea, entre outros benefícios. Tudo isso proporciona melhorias significativas, por exemplo, no equilíbrio, na velocidade de se locomover, no reflexo, na ingestão alimentar, diminuição da depressão, e prevenção da osteoporose e suas consequências degenerativas”, explica o professor Leonardo Lima.
De acordo com o profissional, “os problemas musculoesqueléticos preexistentes podem ser um

Professor Leonardo Lima
CREF: 064453-G/SP

impedimento para o começo de uma atividade, pois, mais de 50% dos idosos envolvidos em programas de exercícios desenvolvem lesões que são exacerbações de condições preexistentes. Lembrando, ainda, que a osteoartrose afeta 85% de todas as pessoas com 70 anos de idade ou mais. Ou seja, é importante saber se (e quais) as atividades limitam essa população. Por isso, é imperativo que a atividade seja orientada por um profissional competente e responsável, que observe e respeite o limite do idoso”, diz o profissional.