Os suplementos alimentares são substâncias químicas feitas especialmente para complementar a alimentação. Eles podem ser compostos de todas as vitaminas e minerais ou podem conter apenas determinadas substâncias.
Esses suplementos alimentares têm ganhado cada vez mais espaço no mercado e têm atraído cada vez mais interessados no consumo. Trata-se de um ótimo aliado para quem pratica exercício físico, mas seu consumo inspira cuidados, moderação e conhecimento sobre os tipos de suplementos e seus efeitos no organismo.
Muitos atletas ou até mesmo pessoas que estão iniciando uma rotina de exercícios físicos acabam substituindo várias refeições ou depositam toda a expectativa dos resultados somente nos suplementos.
A nutricionista funcional esportiva Daniela Belinatti Menardo de Oliveira explica que os suplementos alimentares só terão resultado totalmente satisfatório se estiverem associados à boa alimentação, além de estar equilibrado à intensidade do treinamento. “A suplementação não deve ser considerada isoladamente.
O sucesso de qualquer programa dietético só virá se todas as refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar) estiverem devidamente equilibradas, contendo proteínas de qualidade (ovos, carne bovina magra, peixe, frango), gorduras ‘boas’ (castanhas, azeite de oliva, óleo de coco), vitaminas, sais minerais e fibras (legumes e verduras), bons alimentos que sejam fonte de carboidratos (batata doce, arroz integral, macarrão integral, aveia, frutas, pão integral),” orienta a nutricionista.
Segundo Daniela, a alimentação também vai variar de acordo com a atividade física. Se o indivíduo for passar muito tempo sentado, o ideal é que coma pouco carboidrato. Caso vá para a academia, correr no parque ou praticar esses tipos de exercícios, o recomendado é que ingira carboidratos de qualidade antes.
Além de manter as seis refeições diárias com alimentos de qualidade, alguma dessas refeições pode ser substituída ou complementada, caso não se tenha acesso a bons alimentos em determinado horário. “Para quem passa o dia todo fora de casa, não consegue preparar antecipadamente suas refeições, as refeições intermediárias podem ser complementadas por uma refeição líquida”, recomenda a nutricionista.
Daniela explica que o intestino tem papel fundamental no bom desempenho dos suplementos alimentares. “Vale lembrar que não adianta tomar os melhores suplementos (melhor whey, BCAA, pré treino) se o intestino não estiver preparado. Se sua micro biota intestinal não estiver adequada, em um ph adequado, não irá atingir os objetivos desejados, podendo apresentar sintomas como dores de cabeça, gases, entre outros.”
A nutricionista dá dicas para quem está começando a treinar e quer utilizar os suplementos alimentares. “Só não acreditem em milagres! Para quem está em um nível de treinamento básico, de nada adianta um investimento alto em suplementação. Hoje, vejo iniciantes mais preocupados com a suplementação pós treino do que em aprender as técnicas corretas de treinamento. É o treino que gera a demanda para a suplementação, não o contrário. Portanto, treinem para suplementar e não coloquem todas as suas esperanças em um pote de suplemento. Existem atletas que chegaram muito longe, com apenas o básico da suplementação.”
Receita do pré treino caseiro:
1 colher de café de cacau em nibs ou em pó
1 colher de café de gengibre ralado ou em rodelas
300 ml de água
Fazer infusão por 10 minutos e depois coar
Consumir sem açúcar ou outros adoçantes artificiais.