Sair da cova em vitória

“Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém…” Dn 6.10

Daniel era um homem brilhante e todo homem brilhante precisa estar preparado para enfrentar oposições.
Situações que podem nos impedir de sair da cova:
1-DESPREPARO ESPIRITUAL – Lc 16.8 – “… Porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz.”
Não seja ingênuo com relação ao mundo, pois o mundo jaz no maligno. Tem muita gente que faz pactos com o inferno pra poder prosperar e isso é uma realidade e nós, como filhos da Luz, muitas vezes, não estamos preparados para enfrentarmos o mundo espiritual.
Essa falta de preparo impossibilita uma ação no mundo espiritual.
2-ASSÉDIO DA INVEJA – Daniel estava numa posição que humanamente, naturalmente, não poderia ser dele – e isso despertou naqueles que estavam ao seu redor a inveja.
O ônus do sucesso é a inveja e as pessoas invejam aquele que é bem sucedido, desejando então, mesquinhamente, que o homem de sucesso seja lançado na cova.
3-DESCONTROLE EMOCIONAL – Gn 1.26 – “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”
O descontrole do próprio homem, a falta do exercício do domínio, muitas vezes, acaba por destruir a ele mesmo.
Quantas pessoas que, na hora decisiva, são derrotadas por causa das pressões? Não se deixe intimidar!
4-IMATURIDADE ESPIRITUAL – Tg 1.2-4- “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.”
Quem é maduro entende o propósito da provação. Não seja criança ou se sinta coitado!
Para sairmos da cova em vitória é preciso:
1-NOS PREPARAR ESPIRITUALMENTE – Ef 6.13 – “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”
A armadura espiritual para resistir é composta de diversas partes: santidade, jejum, oração, comunhão! O contexto da Babilônia era poder e dinheiro, mas Daniel optou em preparar-se espiritualmente – orava 3 vezes ao dia. Ele decidiu colocar a Deus em primeiro lugar.
2-VENCER A ANSIEDADE – Sl 125.1 – “Os que confiam no SENHOR são como o Monte Sião, que não se abala, firme para sempre.”A ansiedade é contrária à confiança em Deus e é uma arma do Inferno para impedir o milagre. E andar ansioso não resolve nada. Faça o que tem que ser feito e entregue o resultado nas mãos do Senhor.
3-NÃO OUVIR O CONSELHO DO ÍMPIO – Sl 1.1 – “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Cuidado com a conversa da serpente – Os discípulos no Caminho de Emaús voltaram para casa, pois deram ouvidos aos derrotados.
4-SABER QUE NADA MUDOU NO RELACIONAMENTO DE DEUS PARA COM VOCÊ – Hb 13.8 – “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” – Deus não muda, por isso, permaneça fiel!
Tenha certeza, ainda que a figueira não floresça, que o fruto da oliveira minta, alegre-se em DEUS. Hoje tome posição, a posição de ungido de Deus. E verás o grande livramento que o Senhor lhe dará. A bênção de Daniel, a bênção do livramento está sobre a sua vida, a sua casa e a sua família. Ore a palavra de Lucas 1.37 – não haverá impossíveis para Deus! Receba em suas mãos o livramento que era impossível.
E declare – aquilo que os invejosos esperavam tudo aquilo que o Inimigo desejava não vai acontecer! Na minha vida acontecerá o livramento que o meu Deus determinou. Limpo os meus ouvidos e tiro do meu coração toda palavra maldita de derrota. Preparo-me para passar por essa provação com autoridade, pois eu sei que no tempo de Deus a porta se abrirá e eu viverei um futuro de bênçãos, em nome de Jesus, amém e amém!”

Pastor Rafael Pinheiro
Igreja AD Portas Abertas
Avenida da Saudade