SAMA está cadastrando interessados em composteiras

Objetivo é promover a educação ambiental, voltada para o descarte e a redução dos resíduos orgânicos, como folhas de legumes, restos de frutas, grama, casca de ovo

Na segunda-feira (13), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou o lançamento do projeto Composta Cosmópolis. Essa ação faz parte do Junho Verde 2022.

O objetivo do projeto é promover a educação ambiental, voltado para o descarte e a redução dos resíduos orgânicos, como folhas de legumes, restos de frutas, grama, casca de ovo, entre outros, que vão diretamente para o aterro sanitário.

Com o projeto piloto em andamento, as pessoas que adotaram as composteiras irão monitorar os resíduos orgânicos através de uma planilha, evitando que os mesmos cheguem ao aterro e, desta forma, minimizando o impacto ambiental, gerando um composto conhecido como adubo, além do biofertilizante para ser utilizado em canteiros, vasos, hortas, etc.

Nos dias atuais, boa parte dos resíduos tem uma finalidade adequada, seja para a reutilização ou para a reciclagem. Dentro desta situação, uma média descartada de forma inadequada do resíduo orgânico está entre 42% a 55%, gerando grandes acúmulos nos aterros sanitários.

Quem quiser adotar uma composteira, deve entrar em contato com a SAMA no telefone (19) 3872-6939 e preencher o cadastro.

Além da demanda crescente, as composteiras estão sendo produzidas de forma artesanal, reutilizando os materiais, bem como os próprios baldes.

“As ações do presente são uma condução para melhorar e garantir um meio ambiente equilibrado, sustentável e mais justo para as futuras gerações”, disse o secretário da SAMA, Carlinhos Bandola.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis