Santa Casa de Cosmópolis passa à população de Cosmópolis e região informações sobre o surto de gripe que o município está enfrentando

Trata-se do vírus Influenza, subtipo H3N2. Doença tem alto potencial de transmissão e esta pode ocorrer antes mesmo do início dos sintomas

 

A Santa Casa de Cosmópolis vem, por meio deste comunicado, passar à população de Cosmópolis e região informações sobre o surto de gripe que o município está enfrentando.

Trata-se do vírus Influenza. Mais especificamente do seu subtipo H3N2. Esta doença tem um alto potencial de transmissão e esta pode ocorrer antes mesmo do início dos sintomas. Os sintomas mais frequentes são febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo, astenia, perda de apetite, coriza e dor de cabeça.

A duração varia entre 5 a 8 dias, podendo, em alguns casos, durar mais ou menos. Algumas populações devem redobrar a atenção assim que surgirem os sintomas. São elas os idosos, crianças com menos de 3 meses, obesos, diabéticos, portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica, de insuficiência cardíaca e imunossuprimidos (AIDS e câncer). Esses pacientes têm risco aumentado para evoluir com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), quadro semelhante ao observado em pacientes que evoluíram com a forma grave da COVID-19.

Entretanto, esta doença, na grande maioria das vezes, tem evolução benigna. As complicações mais comuns são pneumonia bacteriana sobreposta a infecção viral, otite, sinusite, desidratação e descompensação da doença de base.

O tratamento se baseia em medições sintomáticas, com anti-inflamatórios, antitérmicos, analgésicos, anti-hemeticos, hidratação oral e repouso. Não há necessidade de uso de antibióticos, não o façam sem a devida avaliação e orientação médica.

Esta epidemia causou uma sobrecarga do nosso sistema de saúde, e isto, inevitavelmente, acarreta maior tempo de espera, ressaltando que todos os pacientes atendidos pela Santa Casa estão realizando triagem, sendo classificados e seguindo o protocolo de Manchester (classificação de risco do paciente), sendo assim, atendemos a população em tempo hábil. Estamos fazendo o máximo para atender o aumento da demanda da melhor forma possível.

Caso você apresente sintomas leves, de início recente (até 48 horas), opte por cuidados em domicílio ou procure as unidades básicas de Saúde do Município. Precisamos de dar atenção à população de risco, que necessita de uma avaliação mais criteriosa. Contamos com o apoio e colaboração de todos.

Atenciosamente

Dr. Marcus Vinicius Dos Reis Gomes
DIRETOR CLÍNICO

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE COSMÓPOLIS