Cirurgia para captação de rim e fígado para transplante é feita na Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis

Doador, de 53 anos, é do sexo masculino e teve diagnóstico de morte encefálica

Na tarde desta sexta-feira (26), a equipe de médicos e enfermeiros da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis, em parceria com a equipe de OPO (Organização de Procura de Órgãos) realizaram uma cirurgia para captação de um rim e um fígado de um paciente de sexo masculino, de 53 anos, com diagnóstico de morte encefálica.

Acompanhe o relato da Supervisora de Enfermagem Ana Paula Moraes, que acompanhou todo o processo, que teve início na quinta-feira (25), quando o paciente teve o diagnóstico confirmado de morte encefálica.

“Nossa equipe esteve, até o momento, empenhada em todo o processo. Eu, como Supervisora da Enfermagem, junto com minha RT, Vanessa de Cassia, acompanhamos cada passo do processo com o paciente na UTI, aos cuidados de nossos Médicos e Enfermeiros Estefanie e Carla Sezarino.

Para o diagnóstico da morte encefálica de nosso paciente, de 53 anos, o trabalho foi minucioso. Entramos em contato com a OPO da UNICAMP para nos auxiliar e realizar os últimos exames para confirmação. Então, após a confirmação, nós, como coordenadores, junto com Dr. Luiz Quilherme e Marcus Vinicius, abordamos a família, entendendo seu momento de dor pelo diagnóstico do seu familiar. Esclarecido tudo que poderia dar seguimento, mostramos que havia uma opção de, com autorização da família, fazer a doação de órgãos e, assim, salvar a vida de outras pessoas.

A equipe da OPO Unicamp nos ajudou com todo o processo e, hoje, dia 26 de maio, veio até a Santa Casa de Misericórdia para realizar a captação dos órgãos.

A nossa equipe do centro cirúrgico teve a liderança da Enfermeira Patrícia.

Agradecemos a família doadora por esse gesto de amor ao próximo”.

Os órgãos foram levados de carro pela equipe de OPO da Unicamp.

 

Mensagem de incentivo

No quadro de identificação das salas do Centro Cirúrgico, foi deixada uma mensagem de incentivo e gratidão: “Doar órgãos é eternizar uma parte de você, fazer com que a gratidão faça da saudade apenas um detalhe…”

 

Segunda captação de órgãos em menos de um ano

Esta é a segunda captação de órgãos que acontece na Santa Casa de Misericórdia, em menos de um ano.

A última captação aconteceu no dia 12 de agosto de 2022, quando foram captadas as córneas e o pulmão de um doador de 27 anos que também teve morte encefálica.