Santa Casa realiza primeiro parto na maternidade local

A tarde de segunda-feira (12) foi marcada pelo nascimento do pequeno Gael Andrei da Silva Ximenes, filho de Ana Kelly da Cruz Silva e André Ximenes; o primeiro bebê nascido no município de Cosmópolis após a desativação da maternidade em 2016, no antigo Hospital Beneficente Santa Gertrudes.
A mudança das atividades do SUS para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis trouxe consigo a abertura de leitos para a maternidade, que possui meta de 40 a 60 partos mensais.
O hospital possui preparação para realizar partos normais e cesáreas, todos de baixa complexidade, já que casos neonatais são colocados na CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviço de Saúde).
No local, há sete leitos disponibilizados para as parturientes, sendo dois para parto normal e uma sala para parto cesárea. “Podemos receber até sete pacientes, por dia, para realizarmos os partos”, afirma o administrador da Santa Casa, Marco Antonio Real Lopes. “Todos os partos são assistidos por enfermeira obstetra, acompanhados pelo obstetra; pelo pediatra, que faz a recepção da criança; e pelo anestesista”, continua.

Pós-parto
Segundo Marco, após o nascimento da criança, ela é levada pelo Pediatra para realização de exames de reflexo, avaliação do ouvido e do aparelho visual. “Depois da higienização, a criança é levada até a mãe para a realização da primeira mamada. Logo em seguida, é direcionada ao fraldário para higienização completa e os banhos, feitos pela equipe do local. Por fim, o recém-nascido vai para o alojamento conjunto com a mãe, preconizando o parto humanizado”, pondera.

Mãe de primeira viagem
Ana Kelly da Cruz Silva, de 22 anos, além de ter concebido seu primeiro filho, foi a primeira a dar à luz na Santa Casa de Misericórdia. Seu processo de parto, segundo ela, foi extremamente complicado, já que, por várias horas, tentou realizar o parto normal. “Não tivemos sucesso. Então, optamos pela cesárea, que foi muito melhor. Normal dói muito (risos)”, afirma a jovem.
Para ela, é um extremo prazer reinaugurar a maternidade de Cosmópolis. “É bem legal e gratificante. Estou muito feliz”.

Casos dispensados
A Santa Casa de Misericórdia está apta para realização de qualquer procedimento de baixa complexidade, ou seja, partos para grávidas com riscos não são realizados no local. “Houve alguns casos de parturientes que nos procuraram sem as 40 semanas completas, onde não havia dilatação. Dispensamos temporariamente essas pacientes, para que elas voltem em outro momento”, esclarece.
A maternidade permaneceu desativada até o dia 1º de novembro, mesma data da iniciação de atividades no SUS no local. Antes disso, não eram realizados partos para nenhum segmento.