Saúde bucal pode estar ligada a problemas cardiovasculares

Quando a saúde bucal não está em perfeito estado, outros problemas podem aparecer. Para ter um sorriso saudável, é importante ir ao dentista periodicamente e começar a ter bons hábitos de alimentação. Segundo o cirurgião dentista, Alexandre Rezende, a limpeza dental é de extrema importância. “A limpeza é essencial, pois, previne outros problemas de saúde”.

Dr. Alexandre Rezende Cirurgião Dentista CRO/SP 111.068

Dr. Alexandre também esclarece que “um estudo recente mostrou que as infecções bucais liberam bactérias e as chances delas caírem na corrente sanguínea aumentam”. E por esse fator, a chance de provocar ou evoluir doenças ligadas ao coração aumentam. Quando a saúde bucal está comprometida, acontece um acúmulo de resíduos alimentares e de bactérias. Quanto mais avançada a doença gengival, maiores os riscos de problemas cardíacos.
Pacientes cardiopatas devem redobrar esses cuidados. “Ter um controle mais rigoroso com a saúde bucal, consultas regulares ao dentista e fazer limpeza a cada seis meses são atitudes importantes para prevenir ou evitar que a doença se agrave”, explica Dr. Alexandre.
Para evitar possíveis problemas é aconselhável ter uma boa alimentação. “Menos açúcar, menos sal e mais frutas, pois, além de ajudar na saúde bucal, previne outros problemas também”, diz Dr. Alexandre.
A consulta ao seu dentista deve ser regularmente, pelo menos, de seis em seis meses. Um belo sorriso alegra o ambiente, as pessoas ao seu redor e a você mesmo!