Saúde financeira

Na década de 1990, um personagem de desenho animado fez muito sucesso: o Tio Patinhas. Ele era conhecido por ter uma piscina de moedas de ouro na qual se “banhava” todos os dias. Ele era avarento e ganancioso, sempre buscando acumular mais dinheiro. Algumas pessoas são assim também.
No capítulo 6 de Provérbios, Salomão inicia uma nova série de conselhos. Desta vez, o assunto central é o dinheiro e as consequências ruins de uma má administração dos bens.
A Bíblia tem vários princípios que podem nos ajudar a ter uma excelente saúde financeira. Apresentarei cinco deles a seguir.
1. Planeje seus gastos. “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?” (Lucas 14:28). Antes de sair gastando dinheiro aleatoriamente, planeje como gastará seus recursos. Isso fará seus recursos renderem mais.
2. Invista seu dinheiro em coisas úteis. “Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz?” (Isaías 55:2). Coloque suas finanças no que realmente vale a pena. Não invista recursos em coisas desnecessárias e em prazeres momentâneos.

3. Seja feliz com o que tem. “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos” (1 Timóteo 6:6-8). Algumas pessoas deixam de desfrutar o que têm para lamentar pelo que não têm. Aprenda a ser feliz com o dinheiro disponível para você.
4. Não ame o dinheiro. “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas […], pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Timóteo 6:9, 10). O dinheiro deve ser nosso servo, nunca o contrário. Ame as pessoas não as coisas.
5. Seja fiel a Deus. “Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em Minha casa” (Malaquias 3:10). A fidelidade a Deus nas finanças é fator primário para um equilíbrio nessa área.
Mesmo que não venha a ter uma piscina de dinheiro, certamente você terá saúde financeira se colocar em prática esses princípios.

Um dia Inesquecível
Casa Publicadora Brasileira