Saúde mental infantil: crianças são feitas de sonhos

Natal Marsari
Psicólogo

Infelizmente, o índice da educação no Brasil não nos permite dizer que os sonhos infantis estão sendo levados a sério.
A qualidade da educação não pode se pautar somente pelo critério de aprendizagem no sentido de aquisição de conhecimento formal. Na verdade, a escola é uma instituição formadora de gente, e, portanto, não pode ignorar sua dimensão e sua responsabilidade no tocante ao aspecto psicológico de nossas crianças.
Estamos em pleno século XXI e ainda tem gente que diz que a Idade Média é que foi a Idade das trevas. Idade das trevas estamos vivendo agora e ninguém tem o direito de se fazer de desentendido.
Há anos que eu e tantos outros profissionais brasileiros falamos e apontamos para o mau caminho que a sociedade vem tomando há décadas.
O “mercado” transformou as crianças em nada mais que meras consumidoras de qualquer coisa. A erotização infantil já foi amplamente denunciada, mas parece que a sociedade não levava nada muito ao pé da letra. Enfim, o que estamos vendo hoje é resultado de um grande desvio que vem sendo feito há muito tempo.
O verdadeiro caminho da educação foi abandonado há muito tempo. Escolas e até mesmo igrejas direcionaram suas práticas pedagógicas para linhas estranhas ao processo e da relação educacional e de aprendizagem.
Crianças têm deixado de serem crianças para se transformar em pequenos adultos. Crianças estão em quase todos os centros de debates políticos. Contudo, continuo dizendo que não é o interesse das crianças que move tais comportamentos, mas sim, disputas de ego e de poder, seja poder econômico ou ideológico. Não se pode fazer negócios com nossas crianças. As crianças são inocentes e frágeis, feitas de sonhos…
Vou produzir alguns vídeos no meu canal do youtube falando mais sobre o tema da Saúde Mental Infantil, sobretudo, agora em tempos de pandemia. Tenho visto pais, professores e alunos aflitos e sofrendo com todo esse processo de isolamento e aulas virtuais. Tenho certeza que, com um pouco mais de cuidado e investimentos, tais mudanças podem se transformar em sementes de novos mundos possíveis, mas se, ao contrário, nos negarmos a olhar para o que está acontecendo, então, certamente, nada além de novas psicopatologias irão surgir no seio de nossa sociedade