Se planejar economicamente um ano antes do casamento é o lema de muitos casais

Segundo informações da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o número de casamentos na Região Metropolitana de Campinas (RMC) voltou a cair depois de seis anos com aumentos gradativos. Os dados foram levantados com base em informações dos cartórios de registro civil e seguem a tendência dos números no Estado. Em 2016, último ano analisado, foram registrados 21.936 novos matrimônios na RMC contra 22.211 em 2015, uma queda de 1,23%.
Conversamos com a cerimonialista Karen Pereira, que afirma que, desde o ano passado, vem notando uma queda no número de casamentos realizadas na cidade de Cosmópolis e que há um motivo para isso. “O índice de casamentos começou a cair desde o ano passado. Muitos casais preferem esperar um longo período de tempo, após ficarem noivos, para depois se casarem. Alguns casais se casam no cartório primeiro e só algum tempo depois se casam na igreja e fazem festa. Muitas vezes, o grande motivo disso acontecer é devido aos custos da festa associados à crise financeira que o país enfrenta. A maioria dos casais prefere juntar uma quantia necessária para conseguirem pagar a festa completa antes do casamento, até porque muitos fornecedores pedem o dinheiro antecipado”.
A cerimonialista ressalta que “por causa disso tudo, principalmente pela economia, as festas têm sido menores e bem mais econômicas. Uma forma de conseguirem juntar todo o dinheiro a ser investido na festa de casamento é antecipar o casamento no cartório para morarem juntos e conseguirem ter um controle melhor das contas e planejamentos”.
Karen ainda esclarece quais são os melhores meses para pensar em fazer uma festa de casamento e quais são os meses em que há mais procura pelas festas. “Abril e setembro são os dois meses mais concorridos. Já em maio, por ser o mês das noivas e noivos, não tem muitos casamentos, como em abril e setembro. Na minha opinião, setembro é o melhor mês para se casar, pois, o clima da estação do ano é muito bom, colabora muito com o momento, não está nem frio e nem calor, é super tranquilo. Também já está entrando a primavera, temos mais variedades de flores, então, tudo acaba ajudando”.
Sobre maio ser conhecido como o “mês das noivas”, Karen comenta que “essa tendência veio de fora, da Europa, pois lá, em maio, é primavera, já próxima do verão. Isso tudo é uma influência que veio de fora”.

Um ano de planejamento
e economias para realizar
um sonho de amor e paixão
Gabriela Silvestre Barbosa e Luis Gustavo Barbosa se casaram em dezembro de 2017. Apaixonados, contam como foi o planejamento para o casamento no cartório e depois a festa. “Primeiro, nos casamos no cartório, mas, queríamos mesmo era termos nos casado na igreja e termos feito a festa. Como namoramos pouco tempo e já decidimos nos casar, optamos por casar no civil e depois juntarmos a quantia necessária para a nossa festa de casamento. Para não passar em branco, após o casamento no cartório, fizemos um jantar para os mais próximos, no dia nove de dezembro de 2016. Ficamos 1 ano economizando para a festa acontecer e, finalmente, em dezembro de 2017, realizamos nosso sonho”, comentam.
“Mas, também economizamos para a festa. O Gustavo fez o meu cabelo, já que ele é cabeleireiro e profissional em penteados. Ficamos semanas treinando o penteado para que no dia ficasse perfeito. Eu mesma decorei meu salto porque achei alto o preço de um salto com pedrarias. Eu comprei todas as pedras e o salto alto que eu queria, e enfeitei. Ficou do jeitinho que eu queria. Juntos, fizemos também todos os doces finos da festa! E todos elogiaram”, explica Gabriela.
“Foi difícil economizar, porém, como começamos a trabalhar juntos aqui no nosso salão, sabíamos dos gastos um do outro e sempre nos ajudávamos. Quando queremos alguma coisa, que é um sonho, tanto do casal quanto só de uma pessoa, temos que correr atrás, nos ajudar e pensar que no final vai dar tudo certo. Nosso casamento superou nossas expectativas. Estamos muito gratos por tudo e nos sentindo realizados como tudo aconteceu”, finalizam.