‘Sebrae Aqui’ é inaugurado com previsão de 400 atendimentos por ano

O Posto de atendimento Sebrae Aqui foi inaugurado na sexta-feira (12), em Cosmópolis.
O evento contou com a presença do Presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf, do Prefeito de Cosmópolis, Eng. José Pivatto, da Primeira Dama de Cosmópolis, Lúcia Pivatto, além de Vereadores, políticos e representantes do Sebrae. Também estiveram presentes na solenidade o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Cosmópolis (ACICO), Marcos Mendonça, funcionários da Associação e alguns comerciantes conveniados, que também foram convidados.
O posto de atendimento vai funcionar em uma das salas do anexo da Prefeitura, onde funcionava a Escola de Comércio.
No local, duas funcionárias foram treinadas e irão atender empresários e empreendedores da cidade. A expectativa é que aconteçam cerca de quatrocentos atendimentos por ano.
A inauguração do Posto de Atendimento foi possível graças a uma parceria do Sebrae, da Associação Comercial e Industrial de Cosmópolis e da Prefeitura.
Além do espaço, a Prefeitura Municipal está cedendo uma das funcionárias que atenderão os empreendedores. A outra agente que irá trabalhar no posto é funcionária da ACICO. O Sebrae-SP, por sua vez, entra com todo o mobiliário, equipamentos e suporte ao atendimento.
O Sebrae Aqui de Cosmópolis é o posto de número 182 inaugurado no Estado. Segundo o Presidente, Paulo Skaf, “o objetivo é atender 1/3 das cidades de São Paulo. Nesse semestre, ainda eu espero que a gente atinja 220 postos de atendimento”.
Skaf também ressaltou que, apesar da tecnologia e de muita informação disponível na internet, a pessoa que quer empreender quer ter o atendimento presencial. “A pessoa quer o olho-no-olho, não é só informação. Quer ter uma conversa que vai estimular, vai animar. Por essa razão, o Sebrae está presencialmente na maior parte dos cantos de São Paulo”, explicou Skaf.
Os estudos para a implementação do Posto do Sebrae Aqui tiveram início há cerca de um ano. As primeiras conversas aconteceram entre o Sebrae-SP, Prefeitura e Acico e logo inicialmente ficou definida a instalação.
Segundo o Prefeito, Eng. José Pivatto, “buscamos a parceria com a Associação Comercial, não só para dividir os custos”, brincou Pivatto.
O Prefeito ressaltou a importância da entidade para incentivar a instalação de novas empresas na cidade e a capacitação dos empresários que já estão em Cosmópolis.
Sobre as Pequenas e Micro Empresas, que segundo o prefeito são as que mais geram empregos, o posto de atendimento terá um papel fundamental. “Vamos continuar trabalhando para que grandes empreendimentos venham para a cidade? Sem dúvida nenhuma. É uma política de governo, inclusive. Mas, a gente está trabalhando em todas as áreas. Temos aqui mais um instrumento para incentivar as pequenas e médias empresas na sua instalação e crescimento no município de Cosmópolis”, completou o prefeito.

Atendimento personalizado
Paulo Skaf fez questão de apresentar as duas funcionárias que atenderão no posto de atendimento.
“Não vai ser o Prefeito, nem o Marquinhos (Presidente da Acico), nem eu, que vamos estar aqui no dia a dia. Eu gostaria de chamar a Juliana e a Luana”, disse Skaf.
As duas funcionárias foram até a frente e falaram sobre a expectativa de trabalho e sobre os treinamentos que receberam para prestarem o melhor serviço para a população.

Exemplo de atendimento
Skaf também chamou à frente uma comerciante da cidade, a Dona Sandra, que já é ‘cliente’ do Sebrae há dois anos. Ela possui uma loja de estofados, modulados e planejados e falou sobre o apoio que recebe do Sebrae.
“Já estou no mercado há dois anos e meio e sempre venho pedindo apoio ao Sebrae. Participo sempre das palestras e tento levar para dentro da minha empresa as melhorias apresentadas”, disse Sandra.

O Presidente Paulo Skaf finalizou a sua fala agradecendo a todos que estavam presentes. Ele também ressaltou a importância de que o Posto de Atendimento do Sebrae seja conhecido pelo maior número de pessoas possível. “Estimulem o empreendedorismo dentro da cidade de Cosmópolis. Uma cidade empreendedora é diferente de outra que não é. O empreendedorismo faz muita diferença. É bom para Cosmópolis, para São Paulo e para o Brasil”, finalizou Skaf.

Em entrevista, Paulo Skaf disse que “tudo que está ligado ao empreendedorismo, ao empreendedor, ao Micro Empreendedor Individual (MEI), aqui estará pronto para atender. Quando a nossa equipe aqui não estiver, por qualquer razão, preparada por algum tipo mais complexo de assunto, terá o suporte do escritório regional”.
Skaf também falou da importância que a educação empreendedora tem na vida das pessoas. “Está à disposição dos municípios essa parceria. Depende da vontade de cada município de implantar isso nas suas escolas municipais. Mas, a ideia é, desde os seis anos de idade, dar uma matéria de empreendedorismo. Treinar as crianças desde cedo a pensarem empreendedorismo, ou seja, despertar a cultura empreendedora desde cedo”, completou.
Também em entrevista, o Prefeito Eng. José Pivatto falou sobre a estrutura oferecida no local. Segundo ele, apesar de ser um bom local, a ideia é que o Posto seja transferido para outro prédio. “É um espaço provisório, apesar de estar muito bem instalado. Nós locamos um novo prédio e estamos criando uma estrutura para concentrar alguns serviços lá”, finalizou.