Sebrae-SP oferece 300 vagas para programa gratuito de inovação na região de Campinas

Programa Brasil Mais tem como foco a redução de custos e aumento de faturamento das micro e pequenas empresas; inscrições estão abertas para o próximo ciclo que inicia em novembro

O Sebrae está com inscrições abertas para o 4º ciclo do Programa Brasil Mais. Ao todo são 6,6 mil vagas em todo o Estado de SP. Para a região de Campinas, são 300 vagas. Para participar é preciso ser ME (microempresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte). As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site até o dia 14 de novembro. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.

O Programa Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Sebrae, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que visa aumentar a produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras. Na região de Campinas, podem se inscrever para as 300 vagas disponíveis micro e pequenas empresas das cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santo Antonio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Empreendedores e empreendedoras que participam do programa recebem o acompanhamento de um(a) agente de local de inovação gratuitamente que faz diagnóstico inicial e traça um plano de inovação para o negócio. “As empresas participantes do Programa Brasil recebem acompanhamento personalizado e são incentivadas a implantar melhorias práticas que refletem na gestão do negócio, no relacionamento com parceiros e fornecedores e movimentam toda a cadeia de inovação dentro de sua área de atuação”, explica Adriano Nakamura, gestor estadual do programa.

Jornada do Empresário Brasil Mais

Para auxiliar as micro e pequenas empresas de Campinas e região a entenderem como a inovação é fundamental no dia a dia dos negócios, o Sebrae-SP realiza no próximo dia 19 de outubro, das 10h às 12h, a “Jornada do Empresário Brasil Mais”. O evento acontece no Teatro IMA Cultural, na Rua Padre João Garcia, 101, no bairro Ponte Preta, com transmissão online para toda a RMC. A ação contará com a participação do prefeito de Campinas, Dário Saadi, e da secretária de desenvolvimento econômico, Adriana Flosi. As inscrições gratuitas podem ser feitas clicando aqui.

Benefícios para as micro e pequenas empresas

Um estudo feito pelo Sebrae, a partir do acompanhamento de quase cinco mil empresas que introduziram inovação e melhorias no processo de gestão, mostrou que, em média, esses pequenos negócios tiveram um aumento de 52% de produtividade e um incremento de 18% no faturamento. As empresas monitoradas fizeram parte do ciclo anterior do Programa Brasil Mais.

No Estado de SP, mais de 17 mil empresas já participaram do Programa. A maioria delas do setor de serviços (44%), seguido pelo Comércio (43%). Entre as principais melhorias apontadas estão a produtividade da empresa, gestão de indicadores, aplicação de ferramentas para inovação, interação com o ecossistema de inovação e inovação em processos, produtos/serviços e métodos de marketing.