Secretaria de Cosmópolis promove palestra sobre prevenção ao suicídio

O psicólogo de Segurança Pública, Natal Marsari, presidiu uma palestra que aconteceu na quarta-feira, 18, na base da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). Entre outros temas, Natal ressaltou a importância de os profissionais terem um suporte humano, não apenas o técnico.
Para Marsari, o alcance e imediatismo das redes sociais podem potencializar questões que causam mal-estar entre os jovens e comentou que a questão do suicídio e outros temas da saúde mental devem ser tratados entre todas as faixas etárias.
“A prevenção ao suicídio é uma responsabilidade que deve ser compartilhada com toda sociedade. Devemos ficar atentos diante de qualquer situação de sofrimento. O acolhimento e o suporte são ferramentas indispensáveis para a prevenção do suicídio”, destaca Marsari.
“A palestra foi de extrema importância, pois, é um assunto atual e bastante delicado mas que deve ser enfrentado. Também temos que nos preparar, pois, podemos nos deparar, a qualquer momento, com esse tipo de situação e essa palestra agregou muito”, disse o GM Rubens Henrique Giungi, um dos 22 novos integrantes da Guarda Municipal.
“Temos constante preocupação com a formação dos nossos guardas. Por isso, procuramos atualizá-los sobre todos os temas importantes em nossa sociedade. E o suicídio é um dos que mexem muito com a gente, com a nossa família. Só quem perdeu um ente querido que sabe a dor e o sofrimento e nossos GMs precisam estar preparados para enfrentar situações que envolvem esse lado psicológico das pessoas”, disse Carlos Alberto Cavagnini, Secretário de Segurança e Trânsito.
A campanha Setembro Amarelo é realizada anualmente e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão e informar sobre os sinais que precisam ser observados com atenção.