Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado faz campanha para envio de cartinhas aos Abrigos de Idosos

"Um gesto de carinho para ninguém fica sozinho" incentiva pessoas do mundo todo para se corresponderem por e-mail com mais de 18 mil idosos e para moradores próximos, doarem equipamentos de proteção

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, junto com o Conselho Estadual do Idoso e o Ministério Público de São Paulo lança a campanha de comunicação e incentivo “Um gesto de carinho para ninguém fica sozinho”. Pensando nos nossos idosos que estão nas Instituições de Longa Permanência (ILPIsneste momento de pandemia, a ação tem como objetivo levar até eles uma palavra amigaum gesto de carinho e conforto psicológico, por meio dos e-mails de 576 Abrigos que estão disponíveis no site da Secretaria. 

Desde o fechamento dos Abrigos (em 17 de março), todas as visitas aos equipamentos foram suspensas visando à proteção dos nossos 18.657 idosos em acolhimento. Muitas dessas pessoas têm vínculo familiar parcialmente rompido ou interrompido, ou foram vítimas de violência”, explica Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. 

Moradores próximos às instituições ou interessados também podem doar um item para a prevenção dos idosos frente à pandemia como máscaras de pano e álcool em gel (70%). 

Enviar uma cartinha ou doar máscaras feitas especialmente para eles é mais do que um ato genuíno de amor, a campanha ‘Um gesto de carinho para ninguém fica sozinho’ também é fundamental na proteção e prevenção da COVID-19. A saúde mental e emocional são pontos essenciais para que possam passar por esse momento”, finaliza a Secretária.     

Tanto as cartas enviadas aos abrigos, quando as máscaras de pano serão entregues aos idosos assim que recolhidas e higienizadas.