Programa conjunto promove treinamento para professores identificarem necessidade de encaminhamento ao fonoaudiólogo, visando atender aumento de casos após a pandemia
A Secretaria de Saúde, através de um trabalho intersetorial com a Secretaria de Educação, a partir de programas e estratégias para qualificar o cuidado na Primeira Infância, promoveu no dia 1 de abril um treinamento para professores da educação infantil para identificarem “quando encaminhar a criança ao fonoaudiólogo”.
Após a pandemia da Covid-19, o número de crianças com problemas no desenvolvimento da fala e linguagem aumentaram drasticamente, apresentando atualmente uma quantidade alarmante de necessidades.
Pensando nisso, as duas secretarias uniram forças e criaram estratégias de atuação dentro das escolas para que os professores possam diariamente estimular a linguagem das crianças.
Os docentes foram orientados a identificar os casos prioritários de cada escola para o encaminhamento.
Haverá também, periodicamente, a visita da fonoaudióloga nas creches municipais para avaliar possíveis crianças com risco e atraso no desenvolvimento Infantil com orientação de estimulação.
São medidas emergenciais que visam auxiliar o desenvolvimento infantil na Primeira Infância, o período mais importante no desenvolvimento humano.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis