Tendo em vista a necessidade de um melhor atendimento à população a Secretaria de Saúde de Cosmópolis representada pelo Dr. Luiz Marcelo Multini , atual Secretário de Saúde, em parceria com a Emeb Milton Frungillo, representada pelo Sr. CloudesleiPerucci, traz para o setor de Transportes/Ambulâncias o curso de APH – ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR, O curso segue o molde proposto pelo Ministério da Saúde no Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência (Portaria 2048) para a formação básica ao Atendimento Pré-Hospitalar Móvel (Ambulâncias).
Esse curso vem a somar no atendimento aos usuários das ambulâncias do município, o curso busca um novo atendimento, com novas técnicas, com o aperfeiçoamento dos motoristas que auxiliam no atendimento às emergências. Segundo o coordenador dos transportes Sr. Edison Antonio Pires, mais conhecido por “ Dinho ”, esse curso vai contribuir em muito no atendimento dos usuários das ambulâncias, tendo em vista que o socorrista estará bem mais preparado para as ocorrências auxiliando assim no atendimento médico hospitalar, deixando claro que ele não substitui o médico, somente ira colher mais informações para que o mesmo chegue ao hospital mais próximo, munidos de informações que podem fazer a diferença no momento delicado que o usuário se encontra.
O curso é ministrado pelo Dr. Carlos Cesar Ivo Santana Ovalle – Doutor em cirurgia na Unicamp, Professor/Fisioterapeuta, juntamente com o Dr. Israel Rosales Adão-Especialista em Cardio-respiratório e UTI Adulto, e o Sr. Odair Camargo, Consultor de Recursos Humanos e Treinamentos.
O curso aborda temas tais como: Prática de Manejo de Parada Respiratória e ventilação de Resgate, Imobilização Cervical, Abordagem do Paciente, Traumatismos musculo-esqueléticos, Ferimentos e curativos, Imobilização e Transporte do usuário, Oxigenioterapia e Oximetria de Pulso, Hemorragias e Choques, Assistência ao Parto – Parto de Emergência, entre outros.
Neste curso também contaremos com a presença de alguns Guardas Municipais, visto que muitas vezes são os nossos Guardas Municipais que chegam primeiro em uma ocorrência, acidentes e outros, e esses mesmos também irão contar os preciosos conhecimentos administrados no curso.
Segundo Odair Camargo, coordenador do curso “Todos esses itens e outros vão contribuir muito para que os profissionais das ambulâncias e Guardas Municipais façam a diferença na hora de um atendimento de urgência.
O que o curso mais preza é o “Cidadão”, esse é o objetivo do curso, um tratamento mais qualificado e humanizado, com o conhecimento das novas tecnologias, novas técnicas de manuseio do paciente, para o que mesmo possa receber um conforto maior, com menos lesões possíveis no caso de um acidente. Esse conhecimento é de supra importância para que o paciente chegue ao Hospital mais próximo com grandes possibilidades de se estabelecer mais brevemente.Investir no potencial humano é o foco dos novos gestores, especialização, conhecimento, novas técnicas ajudam a desenvolver o trabalho, e em consequência disso temos uma melhor aceitação da população, treinamento é investimento com retorno certo” finalizou.