Secretaria de Saúde promove palestra sobre amamentação

A Secretaria de Saúde, promoveu, na quarta-feira, 28, no Hospital Santa Casa da Misericórdia, palestras sobre amamentação, com o tema “Amamentação Vale Ouro”, com o objetivo de conscientizar as mães sobre a importância do leite materno nos primeiros anos de vida de uma criança e capacitar os funcionários da Rede Municipal de Saúde sobre as novas tecnologias e avanços científicos sobre a amamentação.
As palestras reuniram mães, técnicos e enfermeiros de Cosmópolis. Na primeira palestra, o público eram as mães que fazem pré-natal nas unidades básicas de saúde do município, e contou também com a participação das mães do “Mãe Coruja”, um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Cosmópolis, por meio da Secretaria de Saúde, de prevenção e educação em saúde voltado atualmente para adolescentes gestantes, grávidas que vão ter o primeiro filho e mães no pós-parto.
A importância do leite materno, primeiro alimento da vida, foi um dos principais temas das palestras ministradas pela Obstetriz (USP) e Enfermeira (Unicamp), Danyelle Ferreira Farias. “É por meio do leite materno que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas, reduzindo, assim, o índice de mortalidade infantil”, disse Danyelle.
“Já organizamos uma palestra no CRAS Damiano para as mães do programa VivaLeite, agora temos esta palestra para mães e servidores da Saúde, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e a Unicamp, com o objetivo de levar informações relevantes para a vida das mães e das crianças e, sobretudo, desmistificar questões falsamente difundidas segundo as quais a amamentação prejudica o crescimento da criança, entre outras. Não podemos perder de vista que o Leite Materno é a base da vida”, disse o Secretário de Saúde Comunitária, Sílvio Luiz Baccarin.
“A palestra de hoje foi muito importante, para eu saber a eficácia do leite materno, e o benefício que ele traz para evitar doenças. O bebê realmente necessita da amamentação. Nas outras gestações não tive essa oportunidade, não entendia a importância do leite materno”, disse a mãe Tairini Gomes Davi.