Secretaria de Segurança e Trânsito cria projeto educacional de trânsito exclusivo para mulheres

Devido ao número crescente da frota veicular no Brasil, eleva-se a preocupação em zelar pela segurança dos usuários da via pública e preservação do meio ambiente.
De acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito de Cosmópolis, Carlos Alberto Cavagnini, os órgãos ligados ao

Carlos Alberto Cavagnini
Secretário de Segurança e Trânsito

Sistema Nacional de Trânsito (SNT) buscam alternativas para que todos possam compartilhar um trânsito humano, harmonioso e seguro. “Vivemos em épocas difíceis, onde cada espaço é disputado com pressão e estresse, contrário de tudo o que o Código de Trânsito Brasileiro prevê, ou seja, um trânsito harmonioso e seguro”.
Devido a isso, o Departamento resolveu criar um projeto educacional de trânsito exclusivo para mulheres. “Surgiu há muito tempo, vindo a amadurecer a ideia após o trágico caso da jovem Kelly Cadamuro, que combinou uma carona via celular, e acabou sofrendo roubo seguido de morte”.
Após este fato, o secretário afirma que ainda existe trabalho a ser realizado, para levar conhecimento sobre segurança pública e trânsito ao público feminino. O projeto terá início apenas em 2018. “Ainda que em alguns aspectos a mulher atingiu a igualdade masculina, verifica-se que continua sendo a parte frágil de certos momentos de brutalidade e violência”.
O objetivo do projeto é alertar as mulheres, apresentar precauções que irão minimizar os riscos que correm diariamente. “Tais circunstâncias sem olho clínico da segurança pública e trânsito poderão causar vítimas, pois a distração, carência e autoconfiança levam à displicência e, consequentemente, um fim trágico”.
Além disso, Cavagnini afirma que “é imprescindível orientar as mulheres sobre comportamentos relevantes desde o momento ao assumir a direção veicular, observando as condições do veículo de colocá-lo em movimento até o término de sua viagem ou passeio”.

O Projeto
Com duração, em média, de três horas, o projeto será dividido em dois módulos, sendo o primeiro teórico e depois prático.
O primeiro será teórico, com conhecimento sobre trânsito, segurança pública e primeiros socorros. “Será voltado a acidente, procedimento em caso de acidente de trânsito, comportamentos reprováveis na direção veicular, condutas perigosas e algumas observações que a conduta deve ficar atenta para não ser ou causar vítima no trânsito”.
Já para o segundo módulo prático, será disponibilizado um veículo para a atividade, o qual as mulheres irão aprender a observar as condições e itens básicos do veículo. “Itens como olhar o óleo de Carter, direção, freio, sistema elétrico, combustível, pneu, verificar o nível de água e trocar pneu”, esclarece.