Secretaria de Segurança Pública de Cosmópolis anuncia nova redução nos índices de criminalidade

Segundo números da SSP/SP, a redução de roubo de veículos foi de 62% e o furto de veículos diminuiu 49,75%, em relação a 2016

Segundo números da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), a redução de roubo de veículos foi de 62% e o furto de veículos diminuiu 49,75%, em relação a 2016.
Em 2019, com população estimada em 71 mil habitantes, Cosmópolis fechou o ano com números menores de roubos, furtos, homicídios e roubos e furtos de veículos do que em 2001, quando tinha população estimada em 45 mil pessoas – 27 mil moradores a menos que agora.
Para o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Alberto Cavagnini, a tecnologia tem ajudado muito o trabalho. “Desde que assumimos, em 2017, optamos pelo uso da inteligência e da tecnologia. A utilização de Drone (Veículo Aéreo Não Tripulado) para investigações e monitoramentos reduziu o custo e aumentou a efetividade da Secretaria de Segurança. O Projeto Cidade Segura tem apresentado excelentes resultados. Instalamos dezenas de câmeras de monitoramento nas entradas e saídas da cidade e ainda estamos expandindo o uso dessas câmeras que podem identificar fugitivos, carros roubados ou furtados, sem contar a contratação, por meio de concurso público, de novos Guardas Municipais”, disse Cavagnini.
Ainda segundo Cavagnini, o resultado positivo revela o esforço do atual governo no combate à criminalidade em parceria com as forças policias civis e militares.
Segundo dados da SSP/SP, em comparação com o ano 2016, a redução nos índices de homicídio foi de 20%; de roubo, 55,12%; furto, 26,07%; roubo de veículos, 62,04% e furto de veículos, 49,75%.
Projeto Cidade Segura
O município foi mapeado e dividido em 9 setores, incluindo a área rural da cidade. Para cada setor, foi criado um grupo em um aplicativo para celular com adesão voluntária dos moradores. A partir daí, semanalmente, o comando da Guarda Municipal (GM) visualiza as ocorrências de cada área e faz uma interação direta com os moradores da região com o objetivo de indicar ações que minimizem a ação dos bandidos. Para o Comandante da GM de Cosmópolis, Neandro Mazilio, a participação da população é fundamental para a diminuição das ocorrências: “Queremos que a população de Cosmópolis também faça parte do corpo da Secretaria de Segurança Pública, de forma efetiva e participativa”, disse Mazílio.