A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito recebeu, nesta semana, kits com bafômetro descartável, através do Programa Direção Segura, do Governo Estadual.
Os mil kits, de fabricação francesa, irão auxiliar o trabalho da Guarda Municipal nas fiscalizações de trânsito, onde existe a suspeita de embriaguez por parte dos condutores de veículos.
Segundo o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Alexandre Braga, “hoje, a legislação permite que, apenas com o depoimento do Agente de fiscalização, dizendo que o condutor do veículo apresenta sinais de embriaguez, medidas administrativas e criminais sejam tomadas contra o condutor. Os kits são uma ferramenta a mais para a comprovação do estado de embriaguez”.
O kit é composto por um saco plástico, onde o motorista vai assoprar até encher e também por um tubo, onde o ar vai passar para demonstrar se o motorista está ou não com dosagem alcoólica acima do permitido por lei.
Caso o exame comprove que o motorista está com dosagem de álcool acima do permitido, o mesmo é conduzido ao plantão policial, onde a ocorrência por Embriaguez ao volante será apresentada e o exame será lacrado como prova do crime.
Os kits foram enviados pelo Detran, Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, através do programa Direção Segura. “Nesse primeiro envio foram mil kits. Assim que esses terminarem, o Estado nos encaminha mais um novo lote”.
Segundo o secretário Braga, “a partir da próxima semana, estaremos realizando operações visando coibir o uso de álcool na direção, que é um dos maiores fatores de acidentes, mortes e ferimentos no trânsito.”