Secretaria de Trânsito realiza atividades de conscientização em escolas

A Secretaria de Trânsito de Cosmópolis iniciou, na quarta-feira, 24, o projeto de educação de trânsito nas escolas fundamentais do ano. A ação aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Rossi Machado, com a participação de responsáveis do Departamento Municipal de trânsito, DETRAN, alunos e professores.
Esse projeto, “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, tema escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), busca realizar palestras para conscientização sobre trânsito.
Em Cosmópolis, a iniciativa irá realizar a conscientização em salas de aula de escolas de ensino fundamental e médio. O diretor de trânsito do m

Carlos Cavagnini e Gerson Silva, da Secretaria de Trânsito

unicípio, Gerson J. Da Silva, um dos responsáveis pelo projeto, explica que é importante que essa conscientização seja feita, principalmente, com crianças. “Se você ensinar as crianças o correto, elas irão cobrar essa educação dos pais”. Ou seja, é necessário lidar com todos os segmentos, desde o primeiro ano, até que essa criança se habilite. “Assim, essa criança terá consciência que se ela dirigir ou transitar de forma perigosa será um risco para toda a sociedade”, conta Gerson.
O projeto tem três métodos para aplicação, através de palestra com todas as turmas em um espaço amplo, através do sistema classe a classe ou classe a classe mediante as atividades.
Para o diretor, a conscientização traz benefícios para toda a sociedade. “Se conscientizarmos os pedestres e motoristas, toda a sociedade ganha, porque quando ocorre um acidente, ele envolve vários setores da sociedade, desde viatura de polícia até problemas na residência e trabalho dos envolvidos”. Com isso, ele afirma que a conscientização também é uma questão financeira.
Ele acrescenta que “ao empinar uma motocicleta, em caso de queda, deixa de ser um problema individual e transforma-se em problema coletivo, pois, todos pagam os custos do acidente. Por isso, a população deve denunciar e mostrar para a sociedade que está tomando os devidos cuidados e as devidas atitudes de cidadania”.
No município, o primeiro projeto do ano foi coordenado pelo secretário e diretor de trânsito Carlos Cavagnini e Gerson Silva, com participação da superintendente e diretor regional do Detran.SP, Lucilene Modesto e Rafael Lara, no espaço cedido pela equipe gestora da EMEB Maria Rossi Machado, diretora Tânia Assis e professora coordenadora Aline Pelissari.

Cidade mirim itinerante
Para as atividades das crianças, será montado uma cidade itinerante, com 60 metros de pista, onde os alunos irão simular o trânsito de uma cidade comum, respeitando as sinalizações e regulamentos de trânsito, orientados pelo responsáv

el da campanha.
Os equipamentos da cidade contam com sinalizações, informações no semáforo em libras e carros adaptados para cadeirantes, comportando a presença de todos os alunos.
Para futuros projetos, o diretor diz que busca valorizar as crianças, propondo que as escolas incentivem que as crianças produzam o próprio carro e frases temáticas.

“Minha Escolha Faz a
Diferença no Trânsito”
O tema escolhido possibilita ações focadas em todos os segmentos: pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores. Para este ano, buscou-se seguir a proposta de valorização da responsabilidade de cada um, porém, com um tema mais conciso e eficaz.
A ideia é que a população sinta-se responsável pelas ações de promoção da educação para o trânsito e protagonista de um processo que trará mais segurança para o trânsito.
Nas mídias sociais, a sugestão é utilizar as seguintes frases: “Eu escolho curtir um trânsito seguro” e “#euescolhoviver”.