Segundo especialista, emprego temporário pode trazer mais experiência técnica

“Muitos empresários utilizam o trabalho temporário afim de analisar o desenvolvimento
profissional da pessoa, sem criar vínculos empregatícios”

Emprego, essa é uma das palavras mais bem-vindas atualmente. Emprego traz conforto, estabilidade, bem-estar e outras sensações muito boas.
Todas as pessoas sonham com um emprego estável, que traga segurança ao nosso dia a dia, mas conseguir esse emprego estável não está nada fácil, ainda está longe de sair dessa crise nacional e o cenário ainda é desanimador.
Estamos no meio do ano, logo mais já teremos Natal e Ano Novo, e, em consequência disso, começam a surgir os empregos temporários, que podem variar de 01 a 180 dias, conforme rege a Lei 6.019/74, garantindo ao funcionário o mesmo direito que teria se fosse um efetivo da empresa.
O coach, Odair Camargo, explica que um emprego temporário sempre vai trazer mais experiência. “O emprego temporário jamais irá ‘sujar’ a carteira de um profissional. Muitas vezes, ele substitui o tempo de experiência na contratação do funcionário, que também pode variar de 01 a 90 dias.
Muitas empresas optam pelo trabalho temporário afim de diminuir os altos custos de uma empresa para a contratação de um funcionário, visto que a carga de impostos sobre o salário do funcionário é umas das taxas mais altas do mundo. Por essa condição, muitas empresas não conseguem sobreviver por muito tempo justamente pela alta taxa de impostos. Enquanto nossos governantes não lutarem pela diminuição desses impostos, o índice de fechamento das empresas vai continuar alto.

Coach Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter and Coaching

O que o candidato desempregado tem que perceber é que um trabalho temporário pode agregar muito na sua vida profissional. Muitos empresários utilizam o trabalho temporário afim de analisar o desenvolvimento profissional da pessoa, sem criar vínculos empregatícios”, conta Odair.
O trabalhador temporário precisa se atentar que, nesse período que ele está trabalhando, é um ótimo momento para mostrar seu potencial. Segundo Odair, “muitas pessoas, hoje, através do emprego temporário, conseguem ficar como funcionário fixo da empresa. Porém, o trabalho temporário tem essas duas vértices, se o trabalhador não se interessar pelo trabalho, com certeza, o funcionário será demitido.
Os empregos temporários do fim de ano não se resumem somente aos meses de novembro e dezembro, muitas empresas começam a contratar agora no mês de julho, afim de treinar seus novos colaboradores para atingirem um bom grau de satisfação dos seus clientes.
Por isso, se você encontra-se desempregado, repense seus valores, informe-se e verá no trabalho temporário uma chance de se recolocar junto ao mercado de trabalho. Esteja atento, pois, todos os direitos dos funcionários temporários de uma empresa são exatamente iguais aos do funcionário fixo”, finaliza.