Segurança do motorista está ligada à manutenção preventiva

Com a crise em alta, levar o veículo para fazer a manutenção preventiva tem sido deixado de lado. Mas, o que é em conta pode se tornar mais caro. Quanto mais desgastados os equipamentos do veículo, maior ficará o orçamento.
A manutenção preventiva é de extrema importância para que as viagens ou trajetos sejam feitos em segurança. E ela não deve ser feita apenas para as viagens nos fins de semana ou no período de férias escolares. Carros em más condições junto com a imprudência resultam em acidentes graves e, na maioria das vezes, fatais.
O proprietário da Azevedo’s Car Auto Center, Adriel de Azevedo, explica que a manutenção preventiva é para manter o bom funcionamento do veículo. “Muitos itens da manutenção estão incluídos no manual veículo, por isso, é importante estar em ordem para a segurança do condutor e passageiros”.

Adriel Azevedo
Mecânico
Azevedo’s Car
R. Gustavo Epprecht, 386, Real Center
Fone: (19) 3872-4249

Quando não ocorre essa manutenção, principalmente, nos freios, suspensão e pneus, a chance de se envolver em um acidente duplica. “É um dos principais causadores de acidentes nas pistas, por falta dessa manutenção”, diz Adriel. “Por isso, é sempre bom estar em dia com a manutenção”, declara.

Dicas
Às vezes, falta tempo ou dinheiro, mas, quer amenizar a situação e adiar um pouco mais para levar o carro até seu mecânico? Adriel dá dicas do que fazer para amenizar a situação, sem esquecer de que a revisão é de extrema importância:
• Verificação periódica de água;
• Verificar o nível e validade do fluido de freio;
• Verificar nível fluido de direção hidráulica;
• Óleo do motor;
• Calibragem de pneus (pelo menos, uma vez por semana).

Em média, a revisão preventiva fica em torno de R$ 500,00/R$ 600,00 (vela, correia). Com o acúmulo de peças danificadas no carro, esse orçamento pode subir para R$ 2.000,00. “Então, vale a pena manter em dia a prevenção”, afirma Adriel.

Período para revisão
• Freios: a cada dez mil quilômetros (10.000);
• Troca de óleo: óleo mineral, a cada cinco (5) ou seis (6) meses; óleo sintético e semissintético, a cada 10.000 quilômetros ou um ano;
• Fluido de radiador: a cada 40 mil quilômetros; quando o fluido é original de fábrica, deve seguir o manual;
• A cada 15 mil quilômetros, fazer alinhamento do veículo.
• Correia dentada, em média, 60.000 quilômetros
Fazendo as revisões em dia, o risco de possíveis desagrados é bem baixo. “A prevenção é mais barata que a correção”, pontua Adriel.