Seguro de moto varia de acordo com perfil do motociclista, diz consultor

Nos últimos anos, a busca por seguros de motocicletas recebeu um grande aumento em decorrência da maior tolerância de seguradoras para com motos de modelos simples e baixa cilindrada.
O consultor de seguros da Selection Corretora, Manaces Silva, explica que, até pouco tempo atrás, apenas motos acima de 300 cilindradas eram aceitas por seguradoras. “Atualmente, todos os modelos estão incluídos, dependendo do ano, é claro. Motos muito antigas ainda possuem algumas restrições”, afirma.

Manaces Silva
Consultor de seguros
Selection Seguros
Rua Antonio Carlos
Nogueira, 1028, Centro
Fone: (19) 3872 7915

Segundo o consultor, a contratação de um seguro para uma motocicleta é semelhante à de um automóvel comum. “Requeremos documentação da moto e habilitação. Realizamos um teste chamado Questionário de Avaliação de Risco, onde observamos dados como idade, sexo, estado civil, locais frequentados e suas respectivas zonas de risco. Todos esses fatores contribuem para o preço do seguro, além, é claro, da cobertura escolhida pelo cliente e do CEP, que passou a influenciar também no valor”.
Com relação à cobertura, Manaces ainda explica que sempre recomenda a chamada “cobertura compreensiva”, pois inclui colisão, incêndio, roubo, assistência 24 horas e, na grande maioria das vezes, terceiros, danos materiais e corporais. “Dependendo do modelo da moto, o custo pode ficar muito elevado, por isso, também disponibilizamos a opção de uma cobertura apenas para roubo”, diz.
O perigo é eminente para qualquer cidadão no trânsito, por isso, recomenda-se visar com cuidado a escolha de um bom seguro.