Seja curado de todo abatimento (Parte1)

“Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós…” 2 Coríntios 4:7-15

O abatimento age na alma do homem e acaba gerando uma gama de enfermidades relacionadas a ele. São situações, muitas vezes, incontroláveis que roubam os sentimentos das pessoas. Vemos em Provérbios 1:33 ”Mas o que me de ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal”.
Quando olhamos para alguns homens de Deus, observamos que o abatimento queria roubar propósitos, futuros, onde Deus já havia dado a plenitude e a autoridade para vencer o abatimento, mas aquilo que havia sido planejado por Deus se cumpriria após a vitória dada por Cristo na cruz. O abatimento veio, mas Isaias 58:8 “Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti e a glória do Senhor será a tua retaguarda”.
Jesus não se deixou envolver pelo clima do abatimento, mas a Glória Soberana e Extraordinária do Pai estava trazendo o futuro que já havia sido determinado para nós, homens feitos à imagem de Deus, férteis e soberanos diante de toda e qualquer situação.
O ABATIMENTO TENTA SE ESTABELECER POR SITUAÇÕES MÁS E INESPERADAS:
1. ROUBANDO A CAPACIDADE DE REAÇÃO – Elias deixou de ser um homem cheio de ousadia pela tentativa de intimidação por parte de Jezabel, isto quase destruiu o seu chamado. O homem que havia vencido os profetas de Baal, chamado Perturbador de Israel ficou refém da ameaça. (1 Reis 19:4)
2. TRAZENDO DESESPERO – Davi chorou até não ter mais forças. Lamentavelmente, satanás busca desequilibrar as pessoas através de situações extremas que fogem muitas vezes ao controle.
3. TRAZENDO TRISTEZA PROFUNDA – Mordecai – Toda perseguição tenta produzir abatimento, isso acontece pelos limites impostos pela situação. Ester 4:1 “Quando soube Mordecai tudo quanto se havia passado, rasgou as suas vestes, e se cobriu de pano de saco e cinza, e, saindo pela cidade, clamou com grande e amargo clamor”.
A cura do abatimento acontece quando faço morrer a natureza terrena, retomando a soberania.
Colossenses 3:5 ”Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria”.
EU QUEBRO TODA A AÇÃO DO ABATIMENTO E ME LEVANTO COM 5 ATITUDES DE ELIAS EM 1REIS. 19:9, 14-18. “9 Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor e lhe disse: que fazes aqui, Elias? 14 Ele respondeu: tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
15 Disse-lhe o Senhor: vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael Rei sobre a Síria. 16 A Jeú, filho de Ninsi, ungirás Rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. 17 Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará; quem escapar à espada de Jeú, Eliseu o matará.
18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou. 19 Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele”.

Pastor Rafael Pinheiro
Igreja AD Portas Abertas
Avenida da Saudade