Sejamos bons discípulos

“Vós Me chamais ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e estais certos, pois Eu, de fato, o sou”. Jo 13, 13

Para os católicos no Brasil, o mês de agosto é o mês vocacional, e todo ano as paróquias refletem sobre esse tema, mas acredito que para todo cristão, independente da denominação cristã que faça parte, é simples entender quando falamos de discipulado, ao final das contas, sabemos que Jesus é o nosso Mestre e nós somos Seus discípulos.
Na antiguidade, desde os sábios gregos e tantas outras culturas milenares, um sábio mestre, reunia um grupo de discípulos com a missão de instruí-los para a vida, é o que hoje chamaríamos de conhecimentos gerais, e assim, quando os discípulos, depois de um longo período de caminhada, adquiriam um certo grau de conhecimento, tornavam-se também mestres, e formariam seus próprios grupos, instruindo novos discípulos.
Claro está, que nessa perspectiva todo discípulo começava sua caminhada na expectativa de se tornar mestre – alcançar seu objetivo era precisamente esse.
Em se tratando do nosso discipulado cristão, não é assim, o nosso ser discípulo, é permanente, nunca seremos mestres, pois um só é o mestre, que é Jesus, e a nossa realidade será sempre de permanecermos como discípulos seguindo Seus passos e aprendendo com Ele.
Os ensinamentos do Senhor nunca se esgotam, ninguém nunca está à altura de ficar no lugar do Mestre; é verdade que em nossas igrejas, líderes são colocados à frente da comunidade, padres, pastores, mas, todos eles, são sempre chamados a se identificarem como discípulos e continuar seguindo os passos do único e grande Modelo.
Meu convite, hoje então, é que todos nós olhemos para nossa condição de discípulos, avaliemos como o estamos vivendo, esforcemo-nos em melhorar sempre mais, Jesus quer e precisa de bons discípulos, de bons operários para sua messe.
O bom discípulo é aquele que obedece ao mestre, o bom discípulo é aquele que escuta atentamente e assim aprende os ensinamentos e os coloca em prática, o bom discípulo é aquele que imita o mestre, não como uma sombra, mas como alguém que conscientemente sabe que deve seguir aquilo que lhe foi mostrado.
Sejamos bons discípulos, isto é, sejamos bons cristãos.
Deus abençoe a todos.
Meu abraço, do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa
Gertrudes de Cosmópolis