Sem Ele, nada somos

João 15: 1 – 5. Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o lavrador. Toda a vara em Mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em Mim, e Eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em Mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer.

Esse texto é maravilhoso, pois, trata da nossa pequenez diante da vida, ou seja, precisamos passar pelo processo do enxerto. Precisamos ser enxertados nEle, para que possamos produzir ou fazer alguma coisa. Nossa dependência dEle é total. Por esta razão é que o autor deste texto diz: “se estiveres em Mim dará muito fruto”, ou seja, se entendermos que somos apenas coadjuvantes nessa vida, e que a dependência de Deus nos traz uma boa produção de frutos, aí sim, nossa vida será de muito sucesso e plena de alegria e abundância de frutos, tornando-nos úteis nesse reino glorioso de Deus.
Isso precisa ser regra de conduta. Deve ser a base para nossa vida. Sem Ele, nada somos, mas, com Ele, produziremos muitos frutos. É importante, porém, deixar bem claro que, mesmo que seja uma vara enxertada em Jesus e que produza muitos frutos, a honra, a glória e o louvor serão dEle e para Ele, pois, sem Ele, nada somos. Graça e paz.

Pastor José Luis Ortiz
Comunidade Evangélica Agnus Dei em Cosmópolis