Um de prevenção e combate a incêndio no campo e outro sobre Aquaponia foram ministrados
Prevenção e Combate a incêndio no campo
O Curso de INCÊNDIO- Prevenção e Combate no Campo é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Sindicato Rural de Campinas e a Prefeitura Municipal de Cosmópolis por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
Um breve relatório da Secretaria de Agricultura do município ressaltou a importância. “A prevenção e combate a incêndio no campo são fundamentais, visto que tem ocorrido grande incidência de incêndios em matas e propriedades rurais, ocasionando danos à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. Em tempo de seca, os riscos de incêndio aumentam. Todos os anos, áreas rurais e urbanas, florestas naturais e campos são atingidos pelo fogo causado por fenômenos naturais, como raios, acidentes e cigarros acesos lançados à beira das rodovias, ou pela prática da queimada para a limpeza de áreas. Por esse motivo, nos dias 01 e 02/10/2020, produtores rurais, Conselheiros do COMDEMA-Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e a Guarda Municipal com a equipe da Defesa Civil participaram do curso que foi ministrado pelo Instrutor Eduardo Luiz Perez, com carga horária de 16 horas de teoria e prática”, pontuou a Secretaria.
Vale lembrar que existem diversas técnicas e procedimentos para prevenir e combater incêndio no campo, as quais são padronizadas a fim de serem utilizadas em qualquer situação. “O que se pretende é ter um aviso e combate mais breve dos incêndios, com a conscientização que o que se espera é uma redução de dano ambiental por essa ação integrada”, finalizou a Secretaria.
Curso de Aquaponia
A Prefeitura Municipal de Cosmópolis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, tendo como intuito de solicitar atividades de formação profissional rural, em parceria com o Sindicato Rural de Campinas/SENAR-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, promoveu o curso de Aquaponia, nos dias 23, 24 e 25/09/2020.
O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR – Diogo Shinohara – com o objetivo de propiciar a aprendizagem e capacitação, visando desenvolver o potencial empreendedor do produtor rural. A aquaponia é uma importante ação para o agronegócio, integrando atividades agropecuárias: aqüicultura com a hidropônica.
“Já imaginou, em um mesmo espaço, implantar uma horta e criar pequenas espécies de peixe para o consumo? Essa é a aquaponia, um sistema bioquímico que ganhou ênfase nos anos 80 e 90 nos Estados Unidos, e que vem se intensificando no Brasil. Nesse sistema, se usa cerca de 90% de água a menos quando comparado à hidroponia.Ou seja, a aquaponia tem por base a reciclagem da água, fazendo uma otimização com os nutrientes que são colocados no sistema através da ração. O que é rejeito/resíduo de um, serve de insumo para o outro, criando um processo rotativo, em que uma atividade vai alimentando a outra”, explicou a Secretaria.
O sistema pode ser instalado em espaços relativamente pequenos, e a mão de obra não exige muita força de trabalho. Dentre as espécies de peixes mais utilizadas pelos projetos de aquaponia em todo o mundo, destaca-se a tilápia. Quanto às hortaliças, na estação montada foram: alface, rúcula, agrião; e colocaram um berçário de cebolinha, salsinha e coentro para mostrar aos participantes do curso que é possível fazer desde a produção de muda até a colheita, dentro da aquaponia.