Sentindo prazer no bem

Em alguma aula de ciências ou biologia, você já deve ter escutado a respeito de uma substância chamada serotonina. Ela exerce um importante papel no sistema nervoso, com variadas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.
A falta de serotonina no corpo causa diversos distúrbios à saúde. Estudos na área de nutrição indicam que um deles é a compulsão por doces. Em geral, uma pessoa que esteja com falta dessa substância no organismo não conseguirá passar na frente de uma loja de doces sem ser muito tentada a consumir alguma coisa.
Logicamente, a compulsão por doces trará consigo outras doenças a mais. Se a pessoa regularizar os níveis de serotonina no corpo, terá mais facilidade para lidar com essa compulsão alimentar. Nesse caso, o gosto do indivíduo está sendo definido por um fator interno.
Na vida espiritual, acontece algo semelhante. Nosso estado interno exerce grande influência na definição das coisas pelas quais somos atraídos. O nível de serotonina espiritual em sua vida dirá se você será compulsivo pelos “doces do pecado” ou se preferirá as “comidas saudáveis” da vontade de Deus.
Como diz o provérbio de hoje, cada pessoa terá prazer naquilo que mais se identifica com seu interior. O tolo será atraído pelo mal; já aquele que tem “inteligência espiritual” será atraído pelo bem. Isso acontece porque dentro de nós existem duas naturezas: a carnal e a espiritual.
Um famoso pregador da minha época de infância usava uma ilustração para destacar a importância de alimentarmos nosso lado espiritual. Ele dizia que dois leões estavam sendo preparados para uma luta. Um deles recebia três grandes refeições diárias, água de qualidade e um ambiente confortável para viver. O outro recebia, uma vez ao dia, um pouco de alimentação sem muitos nutrientes, bebia água contaminada e vivia em um lugar sujo e úmido. Depois de algum tempo, os dois leões foram colocados em uma jaula para se enfrentarem. O resultado da briga é óbvio. O leão mais bem alimentado venceu.
Sentiremos mais prazer no bem ou no mal dependendo de qual natureza estiver mais forte dentro de nós. Por isso, alimente sua natureza espiritual com a Bíblia e a oração. Assim, todas as vezes que o inimigo de Deus ofertar as “guloseimas do pecado”, você dirá: “O meu prazer está na lei do Senhor.”

Pensando Bem
Meditação Juvenil
Casa Publicadora Brasileira – CPB