Será que hoje é o momento da decisão?

Quando medito na Bíblia e nos seres humanos que ela apresenta, louvo o nome de Deus porque não vejo nela super-homens; vejo nela seres humanos como eu e você, com virtudes e muitos defeitos. Os personagens bíblicos foram homens e mulheres reais, com lutas, defeitos, pecados acariciados, assim como você e eu.
Hoje, iremos nos concentrar em algumas experiências do rei Davi. Ele é conhecido como o homem “segundo o coração de Deus”. Como é o coração de Deus? A Bíblia descreve a Deus como a expressão máxima do amor, não apenas como algo que Ele manifesta, mas como o traço distintivo de Seu ser. A partir disso, adjetivos como Misericordioso, Justo, Paciente e tantos outros simplesmente não bastam para descrever a Deus. Se uma pessoa é descrita como alguém que vive em conformidade com o coração de Deus, nossa tendência seria pensar que isso se deve referir a alguém perfeito em todo o sentido. Ou não?
Não é necessário conhecer detalhadamente a vida de Davi para saber que ele não foi perfeito. Ele cometeu erros e negligências, assim como qualquer um de nós. Então, por que se diz que ele foi um homem “segundo o coração de Deus”?
Devemos ir ao texto bíblico que cunha essa expressão. Em 1 Samuel 13, lemos: “homem segundo o seu coração” (v. 14, ARC). Esse era o tipo de homem que Deus estava buscando para substituir Saul como rei. Por que Deus faria isso?
Saul e seu exército estavam preparados para ir à batalha contra os filisteus. O profeta Samuel havia dito a Saul que chegaria em sete dias para oferecer holocausto, antes da batalha. Porém, Saul sentiu que Samuel estava demorando. Além disso, viu muitos de seu exército inquietos e vários o abandonaram. Não mais suportando a situação, assumiu uma atribuição que não lhe correspondia: ofereceu o holocausto e, assim sendo, desobedeceu a Deus. Por ser rei, cria que 1 estava acima do que Deus havia estabelecido. Não se humilhou e nem tampouco esperou pelo tempo Divino. Ao crer que ele era o único caminho para que a batalha fosse bem-sucedida diante dos inimigos, fez o que apenas aos sacerdotes era permitido realizar. Momentos depois, chega Samuel. Se tão somente ele tivesse esperado e confiado em Deus, não entrando em desespero! Em sua desobediência, não agiu conforme o coração de Deus e Jeová Se proveria de um que guardaria e respeitaria os preceitos Divinos.
Ser alguém conforme o coração de Deus, à luz desse fato, não indica perfeição. Antes, enfatiza a disposição para reconhecer e se humilhar diante da vontade de Deus. Isso é fundamental, se desejarmos que Deus nos livre, tanto de nossas lutas diárias quanto deste mundo mau e doente pelo pecado.
Davi, cedo, aprendera a confiar em Deus. Antes de ser ungido rei, quando era um simples pastor de ovelhas, ele já havia testemunhado o poder de Deus. Quer com leões ou ursos (1Sm 17:36, 37), Jeová o havia livrado e ele sabia que confiando em Deus, ganharia todas as batalhas. Essa confiança plena em Deus o preparou para encontrar redenção diante de seus maiores erros e pecados. O mais conhecido de todos foi o seu envolvimento com a esposa de Urias, o heteu, Bate-Seba.
Conhecemos a história: “Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É BateSeba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu. Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa” (2Sm 11:1-4).
Como pode um homem segundo o coração de Deus cometer esse pecado? Como pode tal homem enviar o marido da mulher à morte, a fim de ocultar seu pecado? O homem segundo o coração de Deus não é perfeito. Então, o que isso quer dizer?
Para responder, leiamos como Deus vai ao encontro dele através do profeta Natã. “O SENHOR enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. Tinha o rico ovelhas e gado em grande número; mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha. Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera a ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado. Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto. E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu. Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. […]” (2Sm 12:1-7).

www.esperanca.com.br
Igreja Adventista do 7º Dia