Será que o chocolate faz bem? Conheça os benefícios e malefícios do chocolate

Para te ajudar a consumir um chocolate de qualidade, observe sempre a lista de ingredientes descrita no rótulo da embalagem

Com a chegada da Páscoa, as vendas de ovos de chocolate ocupam os espaços, chamando atenção nos supermercados. Com isso, o aumento do consumo de chocolates toma conta da rotina alimentar da maioria das pessoas nessa época.
O chocolate é produzido através do cacau, um fruto que possui muitos benefícios para a saúde. Entre eles, possui o benefício de controle da pressão arterial através da sua enzima epicatequina; redução da tpm, é rico em vitamina B6, magnésio, auxilia na redução do estresse oxidativo, reduzindo o perfil inflamatório, modula a insulina, reduz sintomas de ansiedade e depressão, melhora a memória, aumenta a atividade neuronal, reduz o cortisol, reduz risco de doenças cardiovasculares, entre outros.
Porém, também possui alguns malefícios se a qualidade do chocolate não for boa, como a adição de açúcares, gorduras vegetais e até mesmo a gordura hidrolisada, favorecendo o acúmulo de gordura corporal, desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Encontramos chocolates de todos os preços e qualidades. Com isso, devemos observar alguns pontos importantes na hora da compra e do consumo. Para te ajudar a consumir um chocolate de qualidade, observe sempre a lista de ingredientes descrita no rótulo da embalagem. Lá está descrita, em ordem decrescente, a sua composição (em primeiro lugar, os ingredientes em maior quantidade). Dê preferência ao chocolate com teor acima de 55% cacau. Isso significa que mais da metade de sua composição é o cacau. Observe também se o primeiro ingrediente da lista é o açúcar, e se for, evite a compra do mesmo e busque por outra opção mais saudável. Existem opções que contêm até 5 ingredientes em sua composição, sendo a pasta do cacau e a manteiga do cacau, açúcar, leite em pó e emulsificantes. Apesar de conter o açúcar, não é o principal ingrediente do produto e já indica ser uma qualidade melhor para o consumo.
Outra observação a se fazer é a quantidade para consumo. Para evitar exageros nas porções, verifique na tabela nutricional qual o tamanho da porção que está indicando para consumir. Fracione o chocolate para consumir ao longo dos dias ao invés de comer uma barra toda ou uma caixa inteira de bombom de uma vez…
Para obter os benefícios do cacau, os estudos recentes mostraram que doses pequenas de 20g de chocolate amargo (70% cacau) em um curto período de tempo(30 dias), já reduz a pressão arterial devido ser rico em epicatequina, uma enzima antioxidante importante para a homeostase da saúde vascular.
Cuide da sua alimentação para ter uma qualidade de vida melhor!

Dra. Larissa Fernanda da Silva – Nutricionista
CRN3 – 61314
@larissafernanda.nutri
F. (19) 99276 1630
Total Clínicas
R. Expedicionários, 1378, Tel: (19) 3812-4311