Série, o Presente de DEUS: a certeza da vinda de Jesus

“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20

Temos a certeza da iminente volta do SENHOR JESUS, porque as Escrituras assim ensinam. Toda a Bíblia testifica da segunda vinda de JESUS. O plano completo da redenção se consuma, efetivamente, através de duas vindas pessoais
“Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1 Ts 1.9,10); “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras” (1 Ts 4.15-18); “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu O vistes ir” (Atos 1.10,11).
“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22.20).
Toda a Bíblia testifica da segunda vinda de JESUS a esta terra. O plano completo da redenção acontecerá, efetivamente, através de duas (a primeira já aconteceu, quando Ele morreu na cruz; agora, a segunda, para buscar os salvos) vindas pessoais do Redentor (Hebreus 9.27,28 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, oferecendo-Se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para a salvação). Da mesma forma como temos crido na realidade do primeiro advento de JESUS, estamos absolutamente convictos de que Ele voltará outra vez (João 14.18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós).
Por que temos esta certeza? Em que baseamos? De onde ela procede? A Bíblia fala claramente da segunda vinda de JESUS. No Novo testamento existem cerca de 318 referências a esse glorioso acontecimento. Em 24 dos 27 livros do Novo Testamento, a segunda vinda de JESUS é mencionada. Existem ensinamentos enfáticos nas Parábolas: A Parábola das dez virgens (Mateus 25.1-13), vejam o versículo 6 (Mas a meia-noite ouviu-se um clamor: aí vem o esposo, sai-lhe ao encontro); A Parábola dos dois servos (Mateus 24.45-51); A Parábola dos lavradores maus (Mateus 21.40 Quando pois vier o SENHOR da vinha, que fará àqueles lavradores?); A Parábola dos talentos (Mateus 25.14-30).
As profecias revelam a segunda vinda de JESUS. Quase metade do texto da Bíblia Sagrada é de natureza profética. No livro de Apocalipse, lemos que o 19.10 testemunho de JESUS é o Espírito de profecia. As profecias revelam a profunda sabedoria de DEUS e SUA maravilhosa presciência. Elas fornecem a nossa fé e tornam eloquente a nossa esperança. As profecias são como lanterna do Espírito Santo para os dias em que atravessamos túneis escuros. Elas revelam o plano de DEUS e nos dão direção.
DEUS abençoe grandemente a todos.

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana